Estrela da seleção de ‘basquete’ que joga na NBA vai jogar os dois jogos no Torneio de Braga

Neemias Queta no Altice FORUM
Estrela da seleção de 'basquete' que joga na nba vai jogar os dois jogos no torneio de braga
Foto: FPB

O selecionador português de basquetebol, Mário Gomes, quer aproveitar os jogos do Torneio Internacional de Braga, com Islândia e Suécia, para ver em que patamar está a equipa, que terá o poste Neemias Queta nos dois jogos.

“Estes jogos vão servir para ver em que patamar é que estamos em termos da resposta dos jogadores e da equipa, em que estado de forma é que estamos”, explicou à Lusa o técnico do conjunto das ‘quinas’, depois do treino de hoje, no Fórum Braga.

Mário Gomes quer também “continuar a ver” se ainda será preciso “fazer alguns ajustamentos do ponto de vista tático”, de forma a que a equipa chegue “o mais afinada possível à fase final do Europeu”, que arranca em 27 de agosto, com Portugal a defrontar a República Checa, em Riga, na primeira ronda do Grupo A.

“Vão ser duas equipas fortes, a quem nós já conseguimos ganhar, mas perdemos mais vezes com eles do que ganhámos. São equipas que se estão a preparar para a mesma competição e têm os mesmos objetivos que nós. Vão-nos colocar problemas idênticos aos que vamos encontrar [na fase final]. É disso que nós precisamos nesta altura”, explicou o técnico luso.

Devido aos convénios com as equipas da Liga norte-americana (NBA), Neemias Queta, poste dos Boston Celtics, tem minutos condicionados nos jogos de preparação e, assim, terá de ser gerido no torneio de Braga, sendo que a opção final vai para utilizá-lo nos dois jogos.

“Estávamos mais inclinados para uma decisão, e já decidimos de outra maneira. Ele vai fazer os dois jogos, temos autorização para fazer os dois jogos, mas não ultrapassando os minutos, nos dois jogos, que poderia fazer num”, afirmou à Lusa.

Desta forma, Neemias “vai fazer os dois jogos, mas vai jogar limitado a 14/15 minutos por jogo”.

“É isso que vamos respeitar. Complica um bocadinho, em termos da rotação da equipa e da gestão dessa rotação, mas tem a importância que tem. O importante é que no dia 27 nós todos, em particular o Neemias, estejamos a 100%”, frisou.

Se o ‘88’ luso terá minutos contados, o base Anthony da Silva não estará no torneio e nem está, de momento, junto ao grupo de trabalho, pois vai ser pai pela primeira vez, sendo que poderá regressar na segunda-feira.

“Ele não está cá connosco. Ainda pode recuperar a tempo [da fase final], não sabemos. Na segunda-feira, vai fazer mais uma ressonância magnética e ter uma consulta com o ortopedista, já com os dados desse exame, e, aí, logo veremos se tem condições para reintegrar a preparação ou não”, avançou Mário Gomes.

Segundo o selecionador luso, Anthony da Silva estaria com a equipa “em condições normais”, mas “está à espera do primeiro filho” e o que ele poderia fazer em Braga “pode fazer em casa”.

“Fui eu próprio a sugerir que ele tivesse essa possibilidade de ficar em casa, junto da mãe e da filha – pois vai ser uma menina -, que, a partir de hoje, pode nascer em qualquer dia. Estaria sempre aqui com a cabeça lá e não fazia sentido. O basquetebol é muito importante, mas há coisas mais importantes na vida”, vincou.

Quando aos 12 definitivos para a fase final, quando ainda seguem 14, Mário Gomes explicou que “conforme as notícias de segunda-feira”, a seleção lusa pode “ficar já com 13, ou não”.

“Espero que não, espero que as notícias sejam que o Anthony pode reintegrar a preparação. Os 12 definitivos, se não houver nenhum azar, e eu espero que não haja, só mesmo na quinta-feira [dia 21], depois do treino que temos com o Sporting, em Sines”, finalizou.

A seleção portuguesa de basquetebol estreia-se no Torneio Internacional de Braga na sexta-feira, pelas 20:30, face à Islândia, defrontando, depois, a Suécia, às 18:00 de sábado.

Na semana passada, a formação das ‘quinas’ esteve em Espanha, onde venceu a seleção principal espanhola, campeã europeia em título, por 76-74, antes de perder com a Espanha B, por 64-63, ainda em Málaga, e com a Argentina, por 84-70, em Madrid.

No Eurobasket2025, a formação das ‘quinas’ vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos.

Os comandados de Mário Gomes defrontam em seguida os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (01 de setembro) e os estónios (03 de setembro).

A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Motocilista que morreu após acidente na póvoa de lanhoso vai a sepultar no sábado em braga

Motocilista que morreu após acidente na Póvoa de Lanhoso vai a sepultar no sábado em Braga

Próximo Artigo
Um 'choque térmico' na forma de cubos de gelo para 'arrefecer' o pelotão na volta a portugal

Um 'choque térmico' na forma de cubos de gelo para 'arrefecer' o pelotão na Volta a Portugal

Artigos Relacionados