Figura incortonável da música pop brasileira no final da década de 1990, o cantor Vinny, responsável pelo tema “Heloísa, Mexe a Cadeira”, um dos maiores sucessos das rádios do país há cerca de 20 anos, ou “Uh Tiazinha”, que fez sucesso em Portugal, pode ser mais um dos milhares de integrantes da comunidade “zuca” em Braga. O artista não largou totalmente a música, mas agora dedica-se à psicanálise, escolheu a cidade para abrir um futuro consultório, e até já é adepto dos Gverreiros do Minho.
Vinny estudou Direito na sua juventude a apaixonou-se por filosofia. No entanto, optou pelo caminho artístico, e depois de cerca de uma década a dedicar-se e com mais de 30 anos, o sucesso veio com o Todomundo, de 1997, e Na Gandaia, de 1998, ambos certificados como “Discos de Ouro” pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).
“Até que um dia percebi que os concertos estavam a diminuir, veio o declínio natural da carreira, e pensei que era o momento de retomar a minha antiga paixão. Tirei a graduação de Filosofia e nunca mais parei”, disse Vinny a O MINHO.
“Tirei o mestrado em Ciências Sociais em Buenos Aires, e estive por uns seis meses sem um destino muito claro do que fazer, e veio a ideia da formação em psicanálise, que é complementar a todos estes estudos. Eu recebo o meu diploma na semana que vem. É uma realização pessoal e também um investimento para o futuro”.
O cantor, nascido na cidade de Leme, no estado de São Paulo, mas radicado no Rio de Janeiro, é defensor dos atendimentos online, e já tem pacientes em Braga.
“Poder ajudar as pessoas e ouvi-las a dizer que estão a gostar dos encontros, que está a ser relevante, é o que esperamos como psicanalistas. Confesso que a minha formação é para os atendimentos online, o que há pouco tempo era visto com desconfiança por profissionais mais ortodoxos. Mas hoje, especialmente com a pandemia, todos, mesmo os profissionais que criticavam, tiveram que adoptar como prática por questões óbvias”, disse o cantor de outros temas como “Shake Boom”, “Uh Tiazinha” e “Te Encontrar De Novo”.
“A minha pesquisa de formação de término de curso foi justamente a respeito de que como hoje é diferente a visão do atendimento online, o que eu acredito muito, o método é o mesmo, é efetivo, tem a mesma validade, e os resultados são valiosos. No entanto, em alguns casos não é adequado, quando há violência, por exemplo, que precisa ser presencial. Quando é psicanálise, é perfeitamente viável fazer o atendimento online, é igual”.
Paixão por Braga, pelo Gerês e pelas praias de Esposende
Vinícius Bonotto Conrado, nome por trás do artista, conheceu Braga através de amigos que escolheram a cidade para viver a reforma. A paixão foi tão imediata que o cantor já comprou dois apartamentos no concelho e não quer adiar muito a sua chegada.
“Pretendo morar em Braga já no ano que vem. Uma cidade que tem uma estrutura que eu amei, tem tudo o que precisamos, é uma cidade segura, acolhedora, também com muitos brasileiros, e acabamos por partilhar a cultura, o que faltava mesmo era pensar na parte profissional. Eu também amo o Gerês, as praias de Esposende, mesmo com o vento e com a água gelada. A proximidade com cidades como Guimarães e Porto, para além do aeroporto, também é ótima”, avaliou Vinny, que tem um filho de 20 anos a viver em Lisboa e já adotou o SC Braga como o seu clube.
“Já fui assistir a um SC Braga-Vitória SC. No Rio de Janeiro, eu sou do Vasco da Gama, e transferi um pouco deste meu amor do Vasco para o SC Braga, e dei sorte, pois vencemos”.
O que falta para Vinny fazer as malas e embarcar para Portugal é acertar-se com as questões legais.
“Para atender presencialmente, preciso fazer um ajuste por causa da legislação, preciso ver como é possível abrir um consultório em Portugal. Eu preciso, talvez, cursar alguma coisa aí durante algum tempo, e utilizar os conhecimentos da psicanálise como agregador. No modo online, eu posso atender qualquer brasileiro em qualquer parte do planeta. Já tenho pacientes que moram em Braga. Estou a ver estes ajustes para não cometer nenhuma irregularidade”, disse.
Até conseguir acertar todas estas questões, Vinny continua com a sua carreira musical no Brasil. Recentemente, o cantor entrou na banda LS Jack, que também fez muito sucesso no país com temas como “Carla” e “Amanhã Não Se Sabe”. Mas apenas de quarta-feira a sábado. Nos outros dias, a dedicação total é voltada à psicanálise.