Arquivo

Estradas, ruas e passeios de Braga valem 325 milhões de euros

Cálculo feito por exigência da contabilidade pública
Estradas, ruas e passeios de braga valem 325 milhões de euros

O Município de Braga tem cerca de seis mil ruas ou estradas e passeios, com uma área de 10, 4 milhões de metros quadrados cujo valor pecuniário foi agora calculado em 325 milhões de euros.

Em termos de área, as ruas ou estradas somam 9, 9 milhões de m2 enquanto que os passeios ocupam 1,5 milhões de m2. Já no que toca ao valor, as vias e estradas valem 261 milhões de euros e os passeios 63, 7 milhões.

A informação, que consta do relatório de uma empresa especializada, externa à Câmara, e que deriva das exigências legais das normas da Contabilidade Pública, engloba ruas largos, locais de estacionamento, travessas, corredores, praças, caminhos, pracetas, alamedas, avenidas, autoestrada, bairros, rotundas, becos, jardins, circulares, estradas e ramais.

O assunto vai ser debatido e votado, terça-feira, em reunião de Câmara, agendada para as 09:30, no Teatro da Escola Sá de Miranda, Rua Dr. Domingos Soares, em Braga. Foram objeto de avaliação qualquer outro tipo de ativos para além dos identificados anteriormente, nomeadamente: Terrenos; Edifícios e Outras Construções; Transportes internos e veículos; Mobiliário; Equipamento informático; Stocks; Software; Ativos em curso; Ativos intangíveis; e todo e qualquer outro ativo não identificado anteriormente nos Ativos/Bens.

O trabalho inclui a estimativa das vidas remanescentes dos ativos, para efeitos da sua depreciação física, e de acordo com a informação técnica fornecida pela Câmara, foi efetuado um trabalho de reconhecimento e mensuração de todos os ativos municipais e designadamente dos ativos imóveis correspondentes às infraestruturas da Rede Viária e Pedonal.

Na reunião do Executivo estarão, ainda, em análise, 26 outros assuntos, entre os quais o Relatório de Gestão e Contas de 2022 da Câmara e das Empresas municipais; as propostas de delimitação da área de reabilitação urbana espaço central e expansão da cidade e respetivos planos estratégicos (PERU e ERU); contratos interadministrativos de delegação de competências com diversas Freguesias do Concelho e apoios financeiros.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ministra em esposende para lançar primeira pedra de laboratório do ipca fala sobre assédio sexual nas universidades

Ministra em Esposende para lançar primeira pedra de laboratório do IPCA fala sobre assédio sexual nas universidades

Próximo Artigo
Edifício em construção autorizada numa zona pedonal de braga 'aquece' redes sociais

Edifício em construção autorizada numa zona pedonal de Braga 'aquece' redes sociais

Artigos Relacionados