Seguir o O MINHO

Ave

“Estrada sem dono” em Famalicão passa a chamar-se Avenida da Liberdade

Troço passou para a gestão da Câmara

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

A “estrada sem dono”, como era conhecido o troço viário entre a EN206 e o nó de acesso à A7 de Seide/Vermoim, em Famalicão, passou a chamar-se Avenida da Liberdade, após o município ter assegurado a gestão.

A transferência foi assinalada simbolicamente na cerimónia de inauguração da requalificação da via, com a presença do presidente da Câmara, Mário Passos, Nuno Teixeira, em representação da Ascendi, Luísa Cordeiro, em representação da Infraestruturas de Portugal (IP), e Rui Salgueirinho, em representação da Construções Amândio Carvalho.

“Foi uma luta de muitos anos que valeu a pena, porque resultou num acordo equilibrado entre as partes que salvaguardou o interesse público”, afirmou Mário Passos, assinalando, assim, o desatar de um nó apertado, originado na sequência da não inclusão do troço na rede viária nacional, na altura da sua construção, na sequência da abertura da ligação da A7 entre Famalicão e Guimarães.

“Ninguém pode impor nada às Câmaras sem o seu consentimento e este é um bom exemplo de como as novas competências e responsabilidades para as autarquias têm que resultar de negociações entre as partes”, referiu o autarca, citado em comunicado enviado a O MINHO.

As obras foram realizadas pela Ascendi, depois de conseguido um acordo entre as partes, e incluíram a repavimentação, construção de canal para peões, assim como sinalização vertical e horizontal. Já a rotunda de acesso, sobre a estrada nacional 206, foi realizada pela IP. No conjunto, o investimento realizado foi de cerca de um milhão de euros.

EM FOCO

Populares