A Citânia de S. Luzia (Viana do Castelo) e o Mosteiro de Tibães (Braga) estão encerrados entre hoje e quinta-feira devido ao estado de alerta para elevado risco de incêndio, anunciou o instituto público Património Cultural.
Além destes dois espaços culturais da tutela do Património Cultural, também foi encerrada a Área Arqueológica do Freixo (Marco de Canaveses, no distrito do Porto) e o Santuário de Panóias (Vila Real).
Na mensagem, o instituto público justifica que os encerramentos previstos até quinta-feira surgem “face ao agravamento das condições meteorológicas e ao risco muito elevado de incêndios rurais em grande parte do país”.
O Governo determinou no sábado uma “Situação de Alerta” para todo o território do continente entre as 00:00 de domingo e as 23:59 de quinta-feira, que envolve um conjunto de medidas excecionais de proteção e prevenção.
No sábado, na sequência deste alerta, também a Câmara Municipal de Sintra decidiu encerrar vários parques e monumentos do concelho, nomeadamente o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Convento dos Capuchos, o Parque e o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira.
A proibição da autarquia da Área Metropolitana de Lisboa inclui o acesso, circulação e permanência em espaço florestal, ficando abertos o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz.