Arquivo

Estes 12 alunos de Guimarães vão estrear o curso profissional de bombeiro

Vai funcionar na Escola Secundária Francisco de Holanda
Estes 12 alunos de guimarães vão estrear o curso profissional de bombeiro
Foto: BV Guimarães

O Curso Profissional de Bombeiro (nível 4), no concelho de Guimarães, vai entrar este ano letivo em funcionamento na Escola Secundária Francisco de Holanda com 12 alunos, foi hoje divulgado pela corporação.

A “nova e inovadora oferta formativa” para todos os alunos que ingressam no ensino secundário vai iniciar-se, ao abrigo do protocolo celebrado entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (AHBVG), a Escola Nacional de Bombeiros e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, depois de doze jovens estudantes do 10.º ano se terem inscrito no curso”.

Os responsáveis da AHBVG assinalaram o início do Curso Profissional de Bombeiro na Escola Secundária Francisco de Holanda com duas sessões de boas-vindas, destinadas aos pais e aos 12 jovens estudantes, respetivamente, realizadas na quinta e sexta-feira, dias 11 e 12 de setembro, que serviram também para “responder a dúvidas e questões dos encarregados de educação e dos alunos”.

“Este é um momento feliz para os Bombeiros Voluntários de Guimarães, porque vimos concretizar-se uma aspiração que tínhamos há um ano, quando lançamos esta nova oferta formativa que é simultaneamente importante para os jovens vimaranenses e para a nossa corporação”, disse João Pedro Castro, presidente dos Bombeiros Voluntário de Guimarães, citado em comunicado.

O Curso Profissional de Bombeiro, destinado a jovens de ambos os sexos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade e ingressam agora no 10º ano, oferece aos formandos a possibilidade de terem uma formação de nível Secundário que pode ter dupla certificação e um domínio de especialização.

Assim, no fim do ensino secundário, os jovens que optaram pela oferta formativa terão a certificação escolar correspondente e um diploma de bombeiro que os habilita para o exercício da profissão.

“O início desta nova oferta formativa em Guimarães é um motivo de satisfação e orgulho, oferecendo a todos os jovens do nosso concelho uma possibilidade de valorizarem as suas competências académicas e profissionais. Acreditamos que esta será, seguramente, uma grande mais-valia para ambas as partes”, sublinhou Rosalina Pinheiro, diretora do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda.

O curso funcionará alternadamente nas instalações do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, procurando assim contribuir para a qualificação profissional de jovens formandos, para a sua empregabilidade e prosseguimento de estudos.

“Os Bombeiros de Guimarães estarão sempre ao lado da equipa formativa da Escola e destes jovens para fornecer aos alunos e famílias todas as informações e condições necessárias para que conheçam melhor esta nova oferta formativa, esclareçam todas as suas dúvidas e juntos possamos alcançar o sucesso que todos desejamos”, acrescentou o comandante Luís Andrade.

Recorde-se que o Curso Profissional de Bombeiro no concelho de Guimarães resulta de uma parceria firmada entre a Escola Nacional de Bombeiros, os Bombeiros Voluntários de Guimarães e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, no âmbito da cerimónia de celebração do 147.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

O protocolo visa “reforçar a atratividade das formações de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização que requerem mão de obra qualificada, como é caso do setor dos bombeiros, e modernizar a oferta formativa aumentando simultaneamente o número de jovens formandos diplomados”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ps propõe iva zero para bens alimentares

PS propõe IVA zero para bens alimentares

Próximo Artigo
Realizador de braga premiado pelo documentário "manoel"

Realizador de Braga premiado pelo documentário "Manoel"

Artigos Relacionados