Foi esta manhã inaugurado o Passeio da Prevenção do Cancro, na Zona Ribeirinha de Esposende, no âmbito do projeto “Um dia pela Vida – Esposende”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
- Anúncio -
No percurso entre a Estação de Socorros a Náufragos e o bar ali instalado figuram agora várias frases alertando para cuidados e atitudes a ter em conta como forma de prevenir a doença.
Em comunicado, a autarquia explica que o “objetivo desta iniciativa, das demais que têm vindo a ser realizadas e de outras que decorrerão ainda até ao próximo mês de setembro, passa por envolver toda a comunidade, despertando a consciência do maior número de pessoas para a mudança de atitude face à doença”.
“Até porque um diagnóstico de cancro não significa necessariamente morte. Pretende também educar e informar, pois a prevenção é o caminho para a cura, bem como angariar fundos para os programas de prevenção e atividades de apoio ao doente da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, sublinha a nota de imprensa.
A ação foi promovida pelo Município de Esposende e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e demais executivo, do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva, da representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Delegação Regional do Norte, Conceição Clavel, e da equipa local de “Um Dia pela Vila (UDPV) Esposende”, entre várias outras pessoas que se quiseram associar à iniciativa, que pretendeu sensibilizar a comunidade para a prevenção do cancro.
Esta ação marcou também o lançamento da atividade das luminárias, pelo autarca Benjamim Pereira, a qual se traduz na elaboração de mensagens por toda a comunidade, desde pessoas que venceram ou se encontram a enfrentar a doença, bem como os seus familiares e amigos, ou simplesmente pessoas que se reveem na causa e a ela se associam.
Na nota enviada à imprensa, Benjamim Pereira congratula-se pela adesão que esta e as demais iniciativas de “Um dia pela Vida – Esposende” estão a registar e deixou uma palavra de esperança a todos quantos estão a passar pela provação da doença.
Já a responsável da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Conceição Clavel, agradeceu o apoio e colaboração do município, a quem felicitou pelo Passeio da Prevenção do Cancro, iniciativa que considerou “inovadora e uma excelente surpresa”, considerando-a mais um importante contributo para esta campanha.
Esta postura do Município enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a “Saúde de Qualidade” (ODS 3) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).