Arquivo

Estatuto de país candidato é um “assunto interno” da UE para Moscovo

Guerra
Estatuto de país candidato é um "assunto interno" da ue para moscovo

A Rússia qualificou hoje como um “assunto interno da Europa” a atribuição à Ucrânia do estatuto de país candidato à União Europeia (UE) em plena guerra entre os dois países vizinhos. Os líderes dos 27 países da UE atribuíram o estatuto de países candidatos à Ucrânia e Moldova, na quinta-feira, num processo que demorou apenas quatro meses no caso ucraniano, o que foi visto como uma resposta à invasão do país pela Rússia, em 24 de fevereiro.

“É um assunto interno da Europa”, comentou o porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, citado pela agência francesa AFP.

Peskov disse ser importante para Moscovo que os processos em curso “não tragam mais problemas à Rússia” nas relações com os países em causa. Afirmou também que a Rússia espera que a decisão não leve a uma deterioração das relações entre Moscovo e Bruxelas, que disse estarem atualmente num nível tão baixo “que é muito difícil deteriorá-las ainda mais”.

Peskov também denunciou o desejo da Moldova de “se tornar mais europeia do que os próprios europeus”. Recordou ainda que a Turquia, que é um candidato à UE há cerca de vinte anos, “nunca foi capaz de avançar mais”, mas, ao mesmo tempo, “tornou-se um país soberano e independente”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga: cabecilha do esquema de “phishing” que rendeu 118 mil euros foi absolvido

Braga: Cabecilha do esquema de “phishing” que rendeu 118 mil euros foi absolvido

Próximo Artigo
Duas jovens feridas em aparatoso despiste de automóvel na rodovia em braga

Duas jovens feridas em aparatoso despiste de automóvel na rodovia em Braga

Artigos Relacionados