Estas duas igrejas no Alto Minho vão ser recuperadas

Protocolo assinado amanhã
Estas duas igrejas no alto minho vão ser recuperadas
Igreja do Divino Salvador de Paderne, em Melgaço, e Igreja Matriz de Ponte da Barca. Foto: Hugo Ferreira e CM Melgaço / Arquivo

A Igreja do Divino Salvador de Paderne, em Melgaço, e a Igreja Matriz de Ponte da Barca integram um conjunto de protocolos colaborativos para recuperação de património cultural classificado, no valor global de 8,8 milhões de euros, que vai ser assinado terça-feira, em Lisboa, pelo Património Cultural – Instituo Público e sete municípios.

A primeira fase da parceria para a recuperação de património cultural classificado será assinada na terça-feira, às 11:00, no Palácio Nacional da Ajuda, pelo Património Cultural – Instituo Público (IP-PC) e a empresa pública Estamo SA., com os sete municípios, segundo um comunicado divulgado pelo organismo do Ministério da Cultura.

Nesta primeira fase, o investimento envolvido na “parceria entre as áreas governativas da Cultura e das Finanças, em colaboração com as autarquias, será superior a três milhões de euros”, e tem por objetivo “fazer face à necessidade de intervenção urgente na reabilitação e conservação dos Monumentos Nacionais e de outro Património classificado”, indica o comunicado do IP-PC.

O investimento global é de 8,8 milhões de euros, a concretizar-se numa segunda etapa, acrescenta.

“O novo modelo de articulação entre a Estamo”, da tutela do Ministério das Finanças, e o PC-IP, da tutela do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, “começa por envolver os municípios de Alvito, Lisboa, Melgaço, Moura, Ponte da Barca, Póvoa de Varzim e Tavira”, acrescenta.

Os monumentos a ser alvo de intervenção nesta primeira fase serão a Igreja Matriz do Alvito, a Capela de Santo Amaro (Lisboa), a Igreja do Divino Salvador de Paderne (Melgaço), as Muralhas Modernas de Moura, a Igreja Matriz de Ponte da Barca (Ponte da Barca), a Igreja de São Pedro de Rates (Póvoa de Varzim) e a Igreja de Santa Maria de Tavira.

A cerimónia de assinatura será presidida pela ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e contará com a presença dos secretários de Estado do Tesouro e Finanças, João Silva Lopes, e da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Em barcelos até as caixas elétricas se transformam em arte

Em Barcelos até as caixas elétricas se transformam em arte

Próximo Artigo
Igreja na póvoa de varzim visitada diariamente por centenas de peregrinos vai ser restaurada

Igreja na Póvoa de Varzim visitada diariamente por centenas de peregrinos vai ser restaurada

Artigos Relacionados