Sessenta habitações em Braga estão entre as 590 do país pertencentes ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social que vão ser reabilitadas e disponibilizadas a famílias vulneráveis, anunciou o governo na passada sexta-feira.
As casas estão espalhadas por cinco concelhos do país e são destinadas “a agregados abrangidos pelo programa 1.º Direito”, revela o comunicado do Governo, através do Ministério da Habitação, explicando que as mesmas “serão objeto de reabilitação financiada pelo presente programa”.
Além de Braga, estão abrangidos os concelhos de Setúbal, Loures, Alcanena e Moita.
No total, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o IGFSS vão ter disponíveis montantes superiores a 20 milhões de euros para recuperar as seis centenas de habitações.
Este programa, criado em 2018, pretende apoiar quem vive em condições indignas e não tem meios para comprar ou arrendar casa própria adequada.
Até ao ano passado, já tinham sido entregues 1.173 casos ao abrigo deste programa, mas o Plano de Recuperação e Resiliência aponta para mais 26 mil casas entregues nos próximos dois anos e meio.