Estado perde 40 mil euros por atrasar projeto de restauro de igreja românica em Guimarães

Em causa a restauração da Igreja Românica de Serzedelo, em Guimarães
Estado perde 40 mil euros por atrasar projeto de restauro de igreja românica em guimarães

Foi aprovado na reunião de Câmara, de segunda, dia 25, a concretização de um protocolo entre da Câmara Municipal de Guimarães e a Direção Geral de Cultura do Norte (DGCN), para uma intervenção de conservação e reforço estrutural da Igreja Românica de Serzedelo. A Fundação Iberdrola, que ia participar com 40 mil euros, abandonou o projeto devido à demora.

Este protocolo vem na sequência de outro, estabelecido em 2017, entre o município vimaranense, a Fundação Iberdrola, e a DGCN. Seria ao abrigo deste protocolo, de 2017, que a Fundação Iberdrola iria colocar 40 mil euros no projeto, ao abrigo da lei do mecenato. Em função dos atrasos a Fundação Iberdrola perdeu o interesse no projeto.

No novo protocolo, agora aprovado pelo executivo camarário, o Município de Guimarães continua a entrar com 80 mil euros. Será a DGCN a acarretar com o valor que seria coberto pela Fundação Iberdrola.

Domingos Bragança rejeita qualquer responsabilidade do Município no atraso da obra. Segundo o presidente da Câmara Municipal, o atraso aconteceu na elaboração do projeto, da responsabilidade da DRCN, com a colaboração na área das especialidades de engenharia da Câmara Municipal. “É aqui que esteve a dificuldade. Foi na aprovação nas diversas áreas de intervenção do projeto”, referiu o presidente.

André Coelho Lima, vereador do PSD, recordou a reunião de Câmara descentralizada, em outubro de 2015, realizada no interior da Igreja Românica de Serzedelo, para lembrar que aí foi assumido um compromisso de recuperar o edifício.

 “Durante quatro anos nada foi feito e em ano eleitoral vem o mesmo protocolo”, André Coelho Lima

Para o vereador do PSD, o protocola agora aprovado é igual ao de 2017 e só volta agora a aparecer “porque estamos em ano eleitoral”.

André Coelho Lima manifestou a satisfação do PSD por ver aquele património preservado, mas frisou “a coincidência temporal de vir sempre em ano de eleições a celebração do protocolo merece a nossa censura”.

O atraso nas obras de restauro da Igreja Românica de Serzedelo tinha recentemente sido notícia, depois de uma delegação do PSD local chamar visitar a freguesia e emitir uma nota sobre o assunto.

A Igreja Românica de Serzedelo tem características românicas, provavelmente dos séculos XII-XIII, nos anos cinquenta do século XX restaurada pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. No seu interior são ainda visíveis restos de pintura mural, com representação de santos e decoração de arabescos, que revestiria a zona do arco triunfal, a capela-mor e a sacristia, primitiva capela funerária. O edifício, bem como os frescos estão em degradação, principalmente devido às infiltrações.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Casos ativos descem (ligeiramente) no concelho de braga

Casos ativos descem (ligeiramente) no concelho de Braga

Próximo Artigo
Vizela empata em vila franca de xira e perde oportunidade de subir ao 3. º lugar

Vizela empata em Vila Franca de Xira e perde oportunidade de subir ao 3.º lugar

Artigos Relacionados