Foi a 21 de maio de 1875 que os ramais Nine-Braga e Nine-Porto foram inaugurados na Linha do Minho, dando assim início ao prolongamento dos caminhos de ferro nortenhos em direção ao Alto Minho, tornando aquela estação de uma freguesia de Famalicão num dos ainda hoje mais importantes equipamentos ferroviários na região.
Na altura, poucos anos passavam da ideia real de Portugal construir uma linha entre Porto e Vigo, na Galiza, e os primeiros passos já haviam sido dados em relação a esse equipamento, definindo-se então que Nine seria o principal ramal para desviar os comboios para Braga.
De facto, assumiu tal importância que no ano seguinte à sua inauguração, a Companhia Real Ferroviária (a CP de então) informava que as viagens de Lisboa até Vigo passavam a ser feitas diretamente entre a capital e Nine, havendo depois um serviço de diligências até à Galiza.
Acabou por ser também bastante importante para servir como entroncamento da Linha do Minho para Braga mas também como entreposto de mercadorias, distribuíndo-as para diferentes pontos da região minhota.
O segundo troço, entre Nine e Midões, acabou por ser inaugurado dois anos depois, em 1877, dando assim continuidade ao prolongamento da linha que ainda hoje conhecemos e que une o Norte litoral e a Galiza.
De lá para cá, a gare de Nine sofreu várias intervenções, destacando-se as realizadas em 1936 pela Companhia dos Caminhos de Ferro (a então CP) e a de 1968, pela mesma companhia, que renovou o troço entre Nine e Valença.
Em 2004, foi concluída a modernização e eletrificação do troço entre Nine e Lousado, a par do ramal de Braga, projeto que remodelou todas as estações e apeadeiros daquele ramal.