Os termómetros em Braga, e noutros concelhos mais próximos do interior, já atingiram esta terça-feira os 40ºC, fazendo deste dia um dos mais quentes do ano na região.
A temperatura é tanta que equivale à temperatura atual em alguns dos locais mais quentes do mundo, como é o caso da Cufra, uma bacia na Líbia com vários oásis, situada mesmo a meio do deserto do Saara, e onde a máxima se situa nos 39ºC nesta terça-feira.
O mesmo caso acontece com Alawinat, uma cidade na Líbia, em pleno deserto do Saara, e onde habitualmente se registam temperaturas de 50ºC. Nesta terça-feira, no entanto, até essa cidade está com a mesma temperatura de Braga: 40ºC.
Embora sejam esperadas temperaturas de 43ºC ao longo desta semana, o Death Valey, na Califórnia, Estados Unidos, regista hoje uma máxima de 37ºC, pelo que também se pode dizer que, nesta terça-feira, está mais calor em Braga do que no vale da morte da Califórnia.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Braga e de Viana do Castelo sob aviso laranja até às 21:00 horas de amanhã.
O IPMA prevê para os próximos dias uma subida da temperatura generalizada da temperatura máxima com valores próximos dos 40 graus na região Sul e interior norte e centro, podendo atingir pontualmente 44 graus em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo.
Durante a noite, as temperaturas mínimas também serão elevadas, “com valores superiores a 20 graus (noites tropicais) em grande parte do território, podendo mesmo não descer abaixo dos 25 graus em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior”.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém sob aviso vermelho entre as 00:00 de hoje e as 10:00 de quinta-feira.
Os restantes distritos do continente vão estar entre estes dias sob aviso laranja (o segundo mais grave), também devido ao tempo quente, segundo a informação divulgada, disponível no ‘site’ do instituto.