A cidade de Vigo, na Galiza, está prestes a ganhar um elevador com 50 metros de altura em formato de “halo” que passa por cima da autoestrada e liga duas zonas da cidade que estavam desconectadas. Uma obra de arquitetura que promete tornar-se um “símbolo da cidade” e que tem ‘mão’ portuguesa.
A obra de 12,5 milhões, quase metade financiado por fundo europeus, está a avançar a bom ritmo, conforme avança o jornal galego La Voz de Galicia. A autoestrada AP-9, uma das mais movimentadas da região, foi cortada na zona de Vigo para se proceder à empreitada, que iniciou em agosto de 2022.
O elevador vai ligar as zonas García Barbón e Vía Norte, conectando assim a zona baixa e alta da cidade, mais propriamente ao edifício do maior e mais recente centro comercial Vigo. O Vialia, projetado pelo ‘pritzker’ Thom Mayneque, é também estação de comboios de alta velocidade e central de autocarros.
A estrutura vai contar com dois elevadores, com capacidade para 14 pessoas cada. Vão funcionar de forma autossuficiente, já que serão alimentados pela energia produzida por quatro aerogeradores instalados nas proximidades da autoestrada.
O “halo”, assente numa viga de betão, a cerca de 50 metros de altura, ficará iluminado durante a noite e promete vista sobre a ria de Vigo. A estrutura pesa 750 toneladas e será toda envidraçada.
Para Abel Caballero, autarca de Vigo, este novo elevador será um “símbolo da cidade”, apelidando-o ainda de “obra de arte”.
É uma obra a cargo da Arenas&Asociados, em colaboração com o gabinete local AM2 Arquitectos e o estúdio português NOARQ, sediado no Porto.
Nesta empreitada foi necessária uma grua com capacidade para levantar 500 toneladas, cujo contrapeso ascende às 250 toneladas, e capaz de levantar os componentes a mais de 40 metros de altura.