Esta ponte com mais de 500 anos em Arcos de Valdevez já é monumento de interesse público

Esta ponte com mais de 500 anos em arcos de valdevez já é monumento de interesse público
Foto: CM Arcos de Valdevez

A ponte de Cabreiro, nos lugares de Sobreira e Igreja, no concelho de Arcos de Valdevez, foi classificada como monumento de interesse público (MIP), de acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República (DR).

A portaria refere que a ponte, com mais de 500 anos, situada na freguesia de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, de “cronologia tardomedieval e moderna, constitui um dos testemunhos mais característicos desta tipologia existentes no concelho, e um exemplar singular no Entre-Douro-e-Minho”.

Assinada em 06 de outubro pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, a portaria destaca como “elementos de particular interesse” a “monumental inscrição, em carateres góticos, patente no intradorso de um dos arcos, que remete a construção para Afonso Anes, abade de Cabreiro e criado de D. Leonel de Lima, fidalgo minhoto de ascendência galega, primeiro visconde do reino de Portugal, primeiro alcaide-mor do castelo de Ponte de Lima, e senhor de Arcos de Valdevez”.

“Acessível por empedrado, a ponte, em granito da região, apresenta dois arcos desiguais, sendo um, maior, de volta perfeita, e o outro, menor, de forma ogival, encaixado na metade do tabuleiro que desce até à margem direita, de forma a vencer o acentuado desnível dos terrenos”, acrescenta.

O documento assinala também que a ponte “tem pegão central de secção quadrangular, com talhamar de secção triangular a montante e talhante de planimetria retangular a jusante”.

“À inscrição gótica, situada no arranque do arco menor, junta-se uma segunda, numa aduela, com texto quase idêntico, que permite datar a construção original de 1462. Existem, igualmente, indícios de uma segunda campanha de obras, da Época Moderna, da qual poderá ter resultado a feição distinta do arco redondo”, destaca a portaria.

A ponte sobre o rio Cabreiro, afluente da margem esquerda do rio Vez, liga os lugares de Sobreira e Igreja.

“Possivelmente inserida numa via secundária que, saindo de Vilela, seguiria em direção a Castro Laboreiro e Porto dos Cavaleiros, constituiria, ainda, o caminho seguido pelos romeiros que demandavam a Senhora da Peneda”, refere a portaria.

A proposta de classificação da ponte de Cabreiro foi formalizada pela Câmara de Arcos de Valdevez em fevereiro de 2021 e o procedimento iniciado em maio do mesmo ano.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Emigrante de montalegre morre após carro cair numa escarpa em andorra

Emigrante de Montalegre morre após carro cair numa escarpa em Andorra

Próximo Artigo
Barcelos apoia associações para transporte de alunos

Barcelos apoia associações para transporte de alunos

Artigos Relacionados