É uma das plantas em via de extinção em Portugal e foi descoberta no estuário do rio Lima, em Viana do Castelo.
Trata-se do junco-agulha-anão (Eleocharis parvula), que, segundo o departamento de Ambiente do Município de Viana do Castelo, é “uma espécie criticamente em perigo de extinção em Portugal”, sendo esta a terceira população conhecida no território.
A descoberta ocorreu no último workshop “BioRegisto”, organizado por aquela entidade e dedicado às plantas aquáticas e halófitas, traduzindo-se assim numa “importante descoberta para a botânica portuguesa”.
O workshop foi dinamizado pelo investigador Jael Palhas do Centro de Ecologia Funcional, e a descoberta ocorreu no estuário do rio Lima.








Segundo o investigador, existe uma população desta espécie também “no estuário do rio Minho, descoberta há poucos anos pelo Paulo Alves”, e “outra na Lagoa de Santo André”, no Alentejo.
Joel Palhas lembra ainda que “há registos antigos no rio Mondego também, mas está desaparecida”.