O pizzaiolo Márcio Costa, proprietário do restaurante Buonissima Pizzaria em Ponte de Lima, conquistou o primeiro lugar o concurso “Trofeo Del Pizzaiolo – Alto Minho”, que se realizou no fim de semana, em Cerveira.
A distinção como o melhor pizzaiolo da região foi conquistado graças a uma pizza que foi lançada recentemente no seu restaurante e que junta produtos endógenos no norte de Itália.
Mozzarela Fior di latte, gorgonzola, pancetta, nozes, mel e maçã são alguns dos ingredientes que compõem a pizza premiada.
Maçã na pizza? Assim como a discussão da introdução do ananás neste prato italiano, a maçã é outra inovação que vem sido testada por vários pizzaiolos, adaptando-se aos “gostos dos clientes”.
De acordo com o autor, a junção de sabores ficou “bem equilibrada” com o sabor “agridoce” da mesma a ser um dos pontos que mais a diferencia e que agradou aos júris.
A distinção no “Trofeo Del Pizzaiolo – Alto Minho” foi um “sonho” tornado realidade e que Márcio Costa, que leva cerca de 10 anos de atividade e várias formações em Itália, já perseguia há alguns anos.
Considera que é o resultado do trabalho “árduo” diariamente e da exigência dos seus clientes na Buonissima Pizzaria, em Ponte de Lima.
Para além de Márcio Costa, o pódio do concurso foi composto por Mateus Calente, do Buon Appe (Esposende), e Bruno Pereira, da Pizzaria Napoli (Vila Praia de Âncora, Caminha).
O concurso esteve inserido no Festival da Pizza de Cerveira, com organização conjunta da Câmara Municipal e da Associazione Sapori Italiani.