Está mais calor nesta segunda-feira no distrito de Braga do que no Egito, referem os indicadores da World Meteorologic Organization (WMO), entidade recomendada a O MINHO pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para comparação das temperaturas.
Segundo aquele observatório internacional, a temperatura máxima na região de Braga deverá atingir hoje os 39 graus Celsius, enquanto Cairo, no Egito, as máximas não deverão passar os 37ºC.


No entanto, as mínimas são mais elevadas no Cairo (23ºC) do que em Braga (14ºC).
Outros indicadores da WMO mostram a excecionalidade das altas temperaturas hoje sentidas no Minho – e na generalidade do território português.
Em Braga, a média da temperatura máxima no mês de junho é de 24,6ºC, enquanto no Cairo é de 34,6ºC.


Recorde-se que o IPMA prevê que, para hoje, em Braga, o calor venha acompanhado de trovoadas, durante a tarde.
Aviso amarelo para o Minho
Entretanto, as temperaturas vão descer abruptamente e trazer chuva, acompanhada de trovoada e granizo, com possibilidades de rajadas de vento forte. Perante essa previsão, IPMA já emitiu aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo entre terça e quarta-feira.
O aviso estará em vigor entre as 18:00 de amanhã e as 03:00 de quarta-feira.
O aviso amarelo estende-se a outros seis distritos: Viseu, Porto, Vila Real, Leiria, Aveiro, e Coimbra.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Risco de incêndio
O IPMA prevê para hoje em Portugal continental temperaturas máximas de 39 graus em Santarém e Braga, 37 em Leiria e Coimbra, 36 em Vila Real e Castelo Branco, 35 no Porto e em Bragança, 34 em Lisboa e Évora e 32 em Braga, Guarda, Beja e Setúbal.
Devido à situação meteorológica, mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda estão hoje em perigo máximo de incêndio.
Vários concelhos dos distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo muito elevado e elevado de incêndio.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até quarta-feira.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.