Está mais calor nesta sexta-feira no distrito de Braga do que no Egito, referem os indicadores da World Meteorologic Organization (WMO), entidade recomendada a O MINHO pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para comparação das temperaturas.
Segundo aquele observatório internacional, a temperatura máxima na região de Braga poderá atingir os 38 graus nesta sexta-feira, embora alguns locais do interior poderão ver o mercúrio acima dos 40, segundo previsões do IPMA para o início desta tarde.
De acordo com a meteorologista Alexandra Fonseca, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a onda de calor que assola território português deverá manter-se até dia 14 de julho, mas poderá prolongar-se no tempo.
O MINHO não conseguiu, esta sexta-feira, contactar o IPMA, mas em declarações ao jornal PÚBLICO, a meteorologista explicou que “o anticiclone” dos Açores está posicionado “a norte da Península Ibérica e vai transportar uma massa de ar quente”, vinda de Leste, do interior do continente europeu, sendo, portanto, o responsável pela vaga de calor dos próximos dias.
No que diz respeito ao Cairo, no Egito, as temperaturas devem atingir os 37 graus hoje e os 38 amanhã, menos um do que em Braga. Já as mínimas são superiores, com o país do médio-oriente a registar mínimas de 24 graus, face aos 20 esperados para Braga.
Ainda segundo a WMO, a média de temperatura no Egipto para julho, a mais alta do ano, é de 34.7. Já Braga regista tradicionalmente, em julho, uma média de 27.5.
Aviso laranja
O distrito de Braga está sob aviso laranja, até às 19:00 de amanhã, passando depois a amarelo, devido à previsão de continuação de tempo quente, segundo o IPMA. Em Braga as temperaturas máximas vão chegar aos 40 graus no sábado, com mínimas de 20.
Já o distrito de Viana do Castelo, que se encontra em aviso amarelo, as máximas não devem ultrapassar os 34 graus, tanto hoje como amanhã.
De acordo com o instituto, o dia com as temperaturas mais quentes será a próxima quarta-feira, com os termómetros a baterem os 42 graus em Braga.
Nos restantes concelhos do baixo Minho, e ao longo dos próximos dias, as máximas vão rondar os 40 graus, à exceção de Esposende, para onde são esperadas máximas pouco acima dos 30 graus.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.