A fotografia “Teia do mar”, da autoria de Luís Gonçalves, venceu a edição de 2023 do Concurso de Fotografia “Viana e o Mar”, foi hoje anunciado.
A cerimónia de entrega do prémio ao vencedor da 7.ª edição do concurso, uma iniciativa promovida através do Centro de Mar, decorreu no sábado, Dia Mundial da Fotografia.
Esta edição concorreram 52 fotografias de 20 autores, informa a autarquia, em comunicado.
A iniciativa visa “promover Viana do Castelo enquanto cidade náutica do Atlântico, apresentando um olhar documental ou artístico sobre a zona costeira e ribeirinha, atividades turísticas, culturais, desportos náuticos, atividades económicas e ainda as vivências e tradições das gentes vianenses ligadas ao mar”.
Os trabalhos enviados a concurso foram submetidos à apreciação de um júri constituído por um representante do Centro de Mar – Câmara Municipal de Viana do Castelo; representante da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual; Abel Coentrão, Associação cultural Bind’ó Peixe; e David Tiago, fotógrafo.
Destinado a fotógrafos amadores e profissionais, o concurso de fotografia “Viana e o Mar” pretende dar a conhecer a “riqueza do património marítimo local, reforçando a relação da comunidade com o mar através da divulgação e sensibilização para a importância das atividades do mar na região ao longo dos tempos.
Teve, como habitualmente, como objetivos promover diferentes olhares sobre o património material e imaterial de Viana do Castelo, estimulado o gosto pela fotografia; fomentar a observação, descoberta e divulgação de elementos que contribuam para definir os contornos da identidade patrimonial e cultural da região; bem como divulgar a cultura marítima vianense, costumes e tradições locais associados ao mar”.