Esta flor que cresce junto ao rio em Paredes de Coura é muito rara e as crianças querem protegê-la

Foto: DR

Os narcisos-amarelos (narcissus cyclamineus) são flores que só se podem encontrar, em estado selvagem, em alguns pontos do Noroeste de Portugal e Litoral da Galiza, em Espanha.

O concelho de Paredes de Coura é um dos locais onde esta flor é mais abundante e os jovens alunos Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura lançaram um apelo para a preservar.

“Estamos num sítio muito especial. Temos aqui narcissus cyclamineus, são muito raros. Queremos pedir à Câmara que proteja e indique este sítio”, apelaram os jovens que pertencem ao clube escolar “Os Garranos”, num vídeo filmado na Praia Fluvial do Taboão.

Esta é uma planta de silhueta curva, que, pelo aspeto, parece debruçar-se sobre a água para contemplar a sua beleza refletida, como o Narciso da mitologia.

O narciso amarelo habitualmente só floresce no início da Primavera e mantém a flor até maio.

Foto cedida por Cecília Pereira

Em 2011, o jornal Público dava conta que esta flor estava em declínio no território de Paredes de Coura. Na mesma reportagem, o autarca Pereira Júnior acreditava que esta flor pudesse ser transformada no ‘ex-libris’ do interior do Alto Minho devido à sua raridade.

A colheita da flor para fins comerciais, a destruição das margens dos cursos de água – habitat privilegiado do narciso amarelo – e a agricultura intensiva, com recurso a pesticidas, eram, à época, os principais responsáveis pelo declínio da população de narcisos do Alto Minho.

Para além de Paredes de Coura, esta flor também ocorre na Serra da Freita, no distrito do Porto.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x