Seguir o O MINHO

País

Esta famosa série de horror mostra bandeiras portuguesas nos EUA. Saiba porquê

Televisão

em

Foto: AHR / FX

Ao longo de toda a décima temporada da consagrada série “American Horror Story”, transmitida pela FX, é possível visionar, ainda que por fugazes instantes, algumas bandeiras portuguesas em locais públicos da cidade onde é feita a gravação. Mas no mais recente episódio, transmitido na quarta-feira, é visível, durante largos minutos, a bandeira nacional em destaque como pano de fundo de uma cena passada num polivalente comunitário.

O motivo? Existe desde meados do século passado. É que a décima temporada da série é gravado em Providencetown, uma pequena povoação localizada perto de Nova Iorque, no estado de Massachussets, onde a bandeira portuguesa é colocada em diversos espaços públicos, havendo até um festival no verão exclusivamente dedicado à bandeira.

Fonte: AHS / FX

De acordo com o portal do Festival das bandeiras portuguesas, a tradição das bandeiras lusas começou em 1947, numa altura em que os portugueses emigrantes dominavam a indústria piscatória daquela cidade, que, nos dias de hoje, conta com cerca de 3.000 residentes no inverno e cerca de 60 mil no verão.

A produção resolveu aproveitar o misticismo em torno do desaparecimento da maior parte da população durante o inverno e criou uma trama que envolve vampirismo e muitos assassinatos, um dos quais está em avaliação pelo conselho municipal, e é quando se visualiza a bandeira portuguesa em destaque.

Para além da bandeira portuguesa, naquele centro estão ainda as bandeiras dos EUA, do estado de Massachussets e outra, na parede lateral, a assinalar o ‘orgulho gay’, uma vez que a cidade também é conhecida por receber um grande número de elementos da comunidade homossexual durante o verão.

Populares