Declarações após o jogo Sporting de Braga – FC Porto (0-2) da final da Taça de Portugal em futebol:
- Anúncio -
– Artur Jorge (Treinador do SC Braga): “Entre outros aspetos, e tendo em conta que este é um jogo de final, hoje não conseguimos ser melhor que o nosso adversário. Não fizemos um jogo dentro que aquilo que queríamos.
Esta derrota não belisca nada do que fizemos esta temporada. Esta final poderia acrescentar valor à época que fizemos e nunca para retirar valor.
O FC Porto teve na primeira parte mais domínio. Na segunda parte, quando tivemos um período de tempo ser mais favorável, fruto da superioridade numérica, procurámos arriscar tudo com as substituições mais ofensivas e tentámos ficar mais perto do último terço, mas não conseguimos. Já muito perto do fim tivemos duas oportunidades, com os remates de Banza, mas não foi suficiente para poder discutir o jogo em si.
Faltou-nos alguma intensidade. O que demonstrámos ao longo da temporada é uma equipa mais intensa. Não é, para mim, nesta altura estar à procura dos porquês. Faltou-nos ser eficazes, inclusive em zonas mais baixas, para nos superiorizarmos ao FC Porto.
Estou desiludido pela ambição da equipa e pela oportunidade de somar mais um troféu. Este era um troféu que queríamos levar para os nossos adeptos. Temos de saber reagir. Temos um período de férias para preparar a próxima temporada, comigo à frente do SC Braga”.
“Não era jogo fácil, já o prevíamos. Tentámos ter a nossa melhor versão, não creio que a primeira parte nos tenha deixado satisfeitos com o que fizemos, fomos lentos, previsíveis, tivemos pouca capacidade de ferir o adversário e estivemos numa zona de maior desconforto.
A expulsão ajudou-nos a libertar um bocado, procurávamos ser mais capazes na busca do golo, arriscámos tudo nas substituições para tornar a equipa mais ofensiva. Mesmo aí não estivemos tão perto da área como gostaríamos e estes jogos são isto, não há margem para errar, são 90 minutos para tentarmos ser melhores que o adversário e hoje não fomos.
Tudo o que seja desvalorizar a época do SC Braga é de profunda injustiça.
Queria ser eu a estar lá em cima, a ver os meus jogadores lá em cima, não foi possível. Quero acreditar que mais oportunidades virão, resta-nos trabalhar e ter a ambição de que podemos voltar às finais, fica a tristeza de não ganhar por nós e pelos nossos adeptos”.
– Sérgio Conceição (Treinador do FC Porto): “A análise é simples de fazer. A equipa fez um trajeto excelente esta época. Fomos superiores do princípio ao fim. Não abdicámos das nossas características. Anulámos os pontos fortes do Sporting de Braga. Se fossemos mais eficazes a nível ofensivo talvez o resultado tivesse sido outro. Foi um dos melhores jogos do FC Porto esta temporada.
Num momento ou outro se tivéssemos mostrado o que mostrámos hoje aqui em campo teríamos fechado hoje o quarto título da época. Hoje demonstrámos que o FC Porto não abdicou dos seus princípios. Os jogadores foram fantásticos e interpretaram na perfeição o plano de jogo.
Tenho ainda um ano de contrato. Não há discussão. Já disse o que tinha a dizer. Não há nada a acrescentar. É tão importante valorizar o que fizemos hoje.
Temos de saborear esta conquista da Taça de Portugal. Mais um troféu para o museu, numa época onde há quatro conseguimos três”.