Esta cidade do outro lado do Atlântico é a nova ‘irmã’ de Viana do Castelo

Assinado acordo de geminação
Esta cidade do outro lado do atlântico é a nova 'irmã' de viana do castelo
Foto: Eduardo N. Fotes / CC

O Município de Viana do Castelo assinou um acordo de geminação, esta segunda-feira, com a cidade argentina Mar de Plata.

O vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, deslocou-se à Argentina para concretizar a geminação, num momento de união entre duas cidades atlânticas que contou com a presença do embaixador de Portugal na Argentina, Gonçalo Teles Gomes.

Por estes dias, o Município de General Pueyrredón – Mar del Plata homenageia Portugal e a Comunidade Portuguesa aí radicada há muitas décadas, iluminando a fachada do Palácio Municipal com as cores portuguesas, por altura das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Mar del Plata é uma cidade atlântica, sede da Municipalidad de General Pueyrredon, que pertence à província de Buenos Aires, Argentina, afirmando-se como “centro de desenvolvimento da região”.

Esta cidade do outro lado do atlântico é a nova 'irmã' de viana do castelo
Foto: CM Viana

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do Alto Minho refere que a geminação avançou considerando que “existe uma valorosa comunidade portuguesa que está inserida na sociedade marplatense, que importa reconhecer e valorizar; a grande importância da contribuição cultural de Viana do Castelo como Capital da Região do Alto Minho e o seu papel estratégico em relação ao fluxo migratório histórico entre Portugal e a Argentina; as afinidades entre Mar del Plata e Viana do Castelo, que constituem oportunidades de desenvolvimento futuro, em múltiplas áreas de cooperação”.

Neste momento de formalização da geminação, também se destaca a participação do Club Portugués de Mar del Plata, associação fundada em 1962 que é responsável pela preservação da Portugalidade nesta cidade que agora se tornou irmã de Viana do Castelo.

Esta cidade do outro lado do atlântico é a nova 'irmã' de viana do castelo
Foto: CM Viana do Castelo

O presidente deste Club Portugués, Marcos Zuasnabar, que é “com enorme orgulho e alegria” que hoje formalizam a geminação entre as duas cidades, “tão ricas em história e diversidade”. 

“Viana do Castelo, pérola do Norte de Portugal, e Mar del Plata, joia da costa argentina. Viana do Castelo, guardiã das tradições do Minho, com a sua história milenar, o seu folclore vibrante e a riqueza do seu património, e Mar del Plata, farol cultural, comercial e turístico da Argentina. Viana do Castelo, com o seu traje à vianesa, a Romaria d’Agonia e um património que atravessa séculos, encontra aqui em Mar del Plata uma cidade onde o tango, o cinema internacional, a gastronomia e a cultura argentina vibram em todo o lado. Viana, onde o rio encontra o oceano, e Mar del Plata, com os seus areais dourados e vida urbana intensa, são destinos que se complementam”, destacou o responsável do clube.

“Num mundo em rápida transformação, esta parceria pensamos que permitirá colaborar em áreas estratégicas: biotecnologia marinha, energias renováveis, inteligência artificial, ciência, tecnologia, comércio, indústria, turismo, cultura, língua, transformando desafios globais em oportunidades, com projetos que estimulem o comércio bilateral, beneficiando as nossas economias locais e criando emprego de qualidade, realçou ainda Marcos Zuasnabar, acreditando que esta geminação também será uma oportunidade única para aprofundar o ensino e a difusão do português e do espanhol.

O programa de geminação visa, genericamente, o “desenvolvimento de projetos de intercâmbio nos domínios de interesse partilhado (ambiente, cultura, ciência, desporto, economia, educação, indústria, tecnologia, entre outras áreas de cooperação), com vista à difusão recíproca da cultura dos dois municípios e ao aproveitamento das oportunidades de cooperação; o envolvimento de parceiros associativos das duas autarquias, dos mais diversos setores, em função do tipo de projeto; a associação de organismos nacionais e internacionais que concorram para o cofinanciamento e partilha de melhores práticas na implementação e desenvolvimento dos projetos”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Eurodreams: estrangeiro ganha ‘salário’ de 2. 000 euros durante 5 anos. Em portugal saíram prémios de 68 euros

EuroDreams: Estrangeiro ganha ‘salário’ de 2.000 euros durante 5 anos. Em Portugal saíram prémios de 68 euros

Próximo Artigo
Pingo doce exige fim de campanha que denuncia maus tratos a animais

Pingo Doce exige fim de campanha que denuncia maus tratos a animais

Artigos Relacionados