Está assim a construção da nova variante de Celorico de Basto

Financiada pelo PRR
Foto: IP

Prosseguem os trabalhos para a construção do novo lanço da via do Tâmega, também conhecida como “variante à EN210”, em Celorico de Basto.

Esta semana, a Infraestruturas de Portugal (IP) partilhou algumas imagens da obra, que decorre a cargo da construtora famalicense Alberto Couto Alves (ACA), na zona norte da vila de Celorico de Basto.

A IP lembra que este é um investimento “promovido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia”.

Segundo a mesma fonte, a empreitada em execução “envolve a construção de um troço com uma extensão de 3,3 Km, duas rotundas de ligação à EN210 e EN304, dois viadutos e uma ponte sobre o rio Veade”.

Como objetivos desta nova via, a IP aponta para a “melhoria das acessibilidades de Celorico de Basto aos principais eixos viários, o reforço da segurança, a redução dos tempos de percurso e potenciar a criação de emprego e a Economia da região”.

Como O MINHO noticiou, o denominado “Viaduto V1” conta com uma extensão de 78 metros e pilares que atingem 15 metros de altura, com 800 m³ de betão e mais de 80 toneladas de aço.

“Uma construção que faz a diferença na mobilidade da região, conectando Corgo a Mondim de Basto”, notou o Grupo ACA, em setembro do ano passado.

“A via possui um perfil transversal tipo 1 × 1 vias (1 × 3,50m) em secção corrente, com bermas direitas de 1.50 metros de largura cada. Numa extensão de 1115 metros, caracterizada por uma inclinação superior a 7%, o perfil tipo será complementado com uma via adicional para veículos lentos”, lê-se no ‘site’ do Grupo ACA.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados