Seguir o O MINHO

Alto Minho

Esta ano volta a não haver Feira da Foda para ninguém em Monção

Covid-19

em

Foto: Ricardo Brito / Facebook

Pelo segundo ano consecutivo, a Feira da Foda, em Monção, foi cancelada devido à pandemia de covid-19. A confirmação é de Agostinho Correia, da organização, em declarações à revista Fugas, do jornal Público.

Evento que assinala o momento alto das festividades na freguesia de Pias, e habitualmente realizada no final de março, esta feira que é característica pelo nome “ousado” e até “cómico” que atrai atenções em todo o país.

Dedicada ao cordeiro assado, que compõe a célebre foda à Monção (prato gastronómico), a festa promete voltar em 2022 com “toda a força”.

“Até me veem lágrimas aos olhos, acredite”, disse Agostinho Correia, da Confraria da Foda e da Junta de Pias, a propósito de novo cancelamento deste evento que começou em 2017 e rapidamente atraiu milhares.

Em 2019, última edição realizada, foram cerca de 35 mil pessoas a experimentar o prato alto-minhoto: “Íamos mais do que duplicar o espaço e triplicar os lugares sentados”, afirmou o co-fundador.

“Quando começámos, do Porto para baixo, ninguém sabia o que era a Foda e as pessoas ora se riam ora se admiravam, agora já toda a gente sabe o que é”, relembra. E para quem ainda não sabe, a Foda consiste num cordeiro marinado à Monção serviço em alguidar de barro depois de assar em forno a lenha. A acompanhar a Foda é recomendado o Alvarinho tinha e espumante, também da região.

Segundo o organizador, a edição de 2022 será para realizar no início de abril (dias 01, 02 e 03).

Populares