A Festa do Espumante de Melgaço arranca esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, no Largo do Mercado Municipal.
A presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões, vai presidir à abertura oficial do certame, cujo momento oficial da inauguração acontece pelas 18:00 de sexta-feira.
Dezasseis produtores de espumante, nove de produtos locais e dois restaurantes marcam presença no evento. “A Festa do Espumante promete uma experiência inesquecível, celebrando a identidade da nossa sub-região”, atenta Manoel Batista, autarca de Melgaço.
Com uma programação diversificada, as grandes novidades desta edição são um momento profissional com o especialista internacional em vinhos Michael A. Schaefer, os showcookings unicamente dirigidos por chefs e produtores do concelho, uma mesa-redonda com produtores e momentos musicais protagonizados por artistas locais.
O especialista internacional em vinhos Michael A. Schaefer – CWE (Certified Wine Educator) vai estar na Festa do Espumante, num momento exclusivo para os produtores, com o propósito de capacitar e informar os cerca de 30 produtores da sub-região inscritos sobre as oportunidades de comercialização no mercado americano. “Este será um momento relevante para os profissionais do setor, visando expandir (ainda mais) o reconhecimento dos nossos vinhos além-fronteiras”, atenta Manoel Batista.
Nesta edição, a Festa do Espumante “eleva” a experiência enogastronómica centrando os momentos de showcooking em chefs e restaurantes locais, destacando a rica tradição gastronómica de Melgaço, harmonizando-a com espumantes de alvarinho da região.
De acordo com a Câmara, os showcookings, moderados pelo chef Marco Gomes, pretendem “revelar a diversidade dos sabores locais com pratos típicos”.
“A proposta gastronómica ganha assim uma autenticidade ímpar ao ser conduzida pelos agentes do território. Teremos, com toda a certeza, uma conexão mais autêntica entre o visitante e o terroir”, garante Manoel Batista.
Cada momento de degustação será “uma viagem sensorial, onde a tradição e a excelência dos produtos locais se encontram”. “Com produtos que são autênticos embaixadores da tradição gastronómica da região e espumantes que elevam cada sabor, os showcookings da Festa do Espumante prometem uma celebração inesquecível do terroir melgacense”, nota a Câmara.
O que comer
– O restaurante Tasquinha da Portela convida a saborear o “Bife de presunto à Melgaço”, acompanhado pelo espumante de alvarinho Dona Paterna. A riqueza dos sabores locais continua com a sobremesa de queijo da Prados de Melgaço.
– O restaurante Miradouro do Castelo propõe a suculenta “Costeleta de cachena com migas”, harmonizada com o espumante Alvaianas. A finalizar a experiência, a Recordações d’ Outrora apresentará as queijadas melgacenses.
– O restaurante O Brandeiro apresentará a tenra “Iguaria de carne cachena bio”, cuidadosamente harmonizada com o espumante Valados de Melgaço. A sobremesa será o tradicional Bucho doce, uma especialidade da Delícias de Alvaredo.
– O restaurante Miracastro servirá um reconfortante “Arroz caldoso de tortulhos com enchidos de Melgaço”, harmonizado com o espumante Quintas de Melgaço. A jornada de sabores termina com as célebres roscas de Melgaço, da Recordações d’ Outrora.
Outro destaque do evento será a mesa-redonda, sob o tema “Denominação de Origem (DO) Monção & Melgaço – Como valorizar o território”, conduzida pelos enólogos da região Luís Cerdeira, Anselmo Mendes e Márcio Lopes, com moderação de Joana Santiago (APA – Associação de Produtores de Monção e Melgaço), que irão trocar ideias e explorar novas estratégias de valorização do território, com vista a maximizar o potencial da DO.
“Continuamos na luta pelo debate da criação de uma DO (Denominação de Origem) própria. E, por isso, quisemos trazer novamente este tema para o centro das atenções. Já o disse e volto a dizer: somos por excelência a montra da sub-região Monção Melgaço e da sua exclusividade. Em Monção e Melgaço temos uma casta que nos diferencia e nos torna únicos e devemos dela fazer bandeira, a casta alvarinho. Claramente estamos a falar da região dos vinhos verdes com mais dinamismo, maior afirmação, maior diferenciação, que puxa pelo preço dos vinhos verdes e da região. Não há nenhuma outra que tenha, neste momento, valor acrescentado como têm Monção e Melgaço. Portanto, estamos à frente, faz sentido que sejamos reconhecidos e tenhamos uma DO própria nos próximos anos. Os nossos produtores merecem esse reconhecimento”, referiu Manoel Batista
Haverá ainda uma prova comentada, pela enóloga Patrícia Peixoto, que se debruçará na temática “O incrível mundo dos espumantes”. A especialista promete guiar os visitantes numa “descoberta aprofundada das características e harmonizações do espumante de alvarinho, oferecendo ao público uma experiência educativa e sensorial”.
Durante os três dias, o evento oferecerá animação cultural variada com apresentações musicais de artistas locais e convidados.
Na sexta-feira os espetáculos serão protagonizados por Nuno Casais – “One Man Show” e pelo DJ Martim Azevedo e no sábado pelos grupos Hourglass – Duo Áurea & Teófilo e Smells like 90’s.
O domingo será dedicado aos artistas locais: o “Palco para Melgaço” apresenta um espetáculo que celebrará o talento e a identidade cultural de Melgaço, com Paulo Pires, Maria Pires & Luís Pires; Bruno Pereira & Andréa Domingues; Nélson Dias & Guillaume Carvalho; e 7 em Palco.
“A nossa Festa do Espumante, que ousei sonhar e concretizar, foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. É uma montra privilegiada para o nosso alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha. É hoje um evento âncora para a economia do vinho na sub-região de Monção e Melgaço”, considera o autarca de Melgaço.
A Festa do Espumante de Melgaço teve a sua primeira edição em 2015. Tal como foi idealizada, tem como propósito não só valorizar o espumante e os produtos locais, mas contribuir para afirmar a identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares, bem como valorizar o território através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores.
“Este evento é, também, uma forma de darmos a conhecer o território, os produtos do território, facilitando a realização de negócios”, refere Manoel Batista.
16 produtores
Estarão em prova espumantes produzidos por 16 produtores de Monção e Melgaço: Anselmo Mendes, Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Encosta da Capela, Encosta dos Castelos, Provam, Quinta da Pigarra – Encostas de Melgaço, Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Soalheiro e Valados de Melgaço.
À Festa junta-se um vasto conjunto de produtores regionais, que apresentarão iguarias de elevada qualidade, tais como fumeiro, enchidos, queijos e doçaria, através dos produtores Artesanali´s e Mel do Zé, Aveleira – fumeiro tradicional, Crepes Prendokas, Delícias de Alvaredo, O Casal, Queijaria – Prados de Melgaço, Saberes da Tradição, Sabores de Virtelo e Roscas de Melgaço.
O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado Municipal. Para além do espaço dedicado aos stands dos produtores, os visitantes terão à sua disponibilização uma área de restauração, que conta com 108 lugares sentados, onde será possível usufruir de experiências gastronómicas “únicas”, conhecendo e saboreando os paladares da gastronomia regional, através dos restaurantes Tasquinha Castreja e O Brandeiro.
Os visitantes poderão adquirir o copo oficial de provas no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5 euros.
Programa
22 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA
11h00 – Abertura
11h30 – Momento para produtores
Tema: Comercialização de vinho no mercado americano
Convidado: Michael A. Schaefer, CWE (Certified Wine Educator)
13h30 – Showcooking
Restaurante: Tasquinha da Portela – “Bife de presunto à Melgaço” harmonizado com espumante de alvarinho Dona Paterna
Prados de Melgaço | Sobremesa de queijo
15h00 – Prova comentada
Tema: O incrível mundo dos espumantes
Enóloga: Patrícia Peixoto
16h30 – Showcooking
Restaurante Miradouro do Castelo: “Costeleta de cachena com migas” harmonizada com espumante de alvarinho Alvaianas
Recordações d’ outrora: queijadas melgacenses
18h00 – Abertura oficial
22h00 – Música ao vivo com Nuno Casais – One Man Show
00h00 – DJ Martim Azevedo
03h00 – Encerramento
23 DE NOVEMBRO – SÁBADO
11h00 – Abertura
14h00 – Showcooking
Restaurante O Brandeiro: “Iguaria de carne cachena bio” harmonizada com espumante de alvarinho Valados de Melgaço
Delícias de Alvaredo: Bucho doce
15h30 – Mesa redonda
Tema: Denominação de Origem Monção & Melgaço – Como valorizar o território
Participantes: Enólogos Luís Cerdeira, Anselmo Mendes e Márcio Lopes, com moderação de Joana Santiago (Associação de Produtores de Alvarinho)
17h00 – Showcooking
Restaurante Miracastro: Arroz caldoso de “tortulhos” com enchidos de Melgaço harmonizado com o espumante de alvarinho Quintas de Melgaço
Recordações d’ outrora: Roscas de Melgaço
22h00 – Música ao vivo com Hourglass – Duo Áurea & Teófilo
00h00 – Grupo Smells like 90’s
03h00 – Encerramento
24 DE NOVEMBRO – DOMINGO
11h00 – Abertura
15h00 – Palco para Melgaço
Artistas locais:
- Paulo Pires, Maria Pires & Luís Pires
- Bruno Pereira & Andrea Domingues
- Nelson Dias & Guillaume Carvalho
- 7 em Palco
20h00 – Encerramento