Está aí a Expo Animal de Braga

No sábado e domingo
Foto: DR

O Forum Braga será palco de mais uma edição da Expo Animal, no sábado e domingo, oferecendo um programa “repleto de atividades diversificadas para os amantes de animais e profissionais do setor”.

O certame funcionará das 10:00 às 19:00 com julgamentos de cães e gatos, demonstrações, espetáculos, atividades e vários workshops.

O sábado contará com a 17.ª Exposição Canina Nacional de Braga, que inclui, às 15:00, a 23.ª Exposição Monográfica do Bullmastiff e a 21.ª Exposição Especializada do Clube do Cão de Companhia de Portugal.

Os julgamentos dos gatos, no piso 1 do pavilhão do Forum Braga, têm início às 09:30 com a entrada e inspeção veterinária.

Às 11:00, têm início os julgamentos, culminando, às 18:00, com o momento mais aguardado: o Best in Show. Os julgamentos de cães começam às 10:00, no piso 0 do pavilhão, a partir das 15:00, têm lugar os Grandes Prémios, com as categorias Melhor Jovem Promessa Machos, Melhor Jovem Promessa Fêmeas, Melhor Bebé da Exposição e Melhor Cachorro da Exposição, no Ringue Principal (Piso 0 para cães e Piso 1 para gatos). Às 16:10, seguem-se os julgamentos para Melhor Par da Exposição, Melhor Grupo de Criador, Melhor Veterano e Melhor Reprodutor. Às 17:15, decorrem os julgamentos por grupos, incluindo Melhor Exemplar de cada um dos 10 grupos de raças. O momento mais aguardado, o Grande Prémio Best in Show (BIS), está agendado para as 18:00, consagrando os melhores exemplares.

No Espaço Tutor, as atividades começam às 10:30 com o workshop teórico “O seu cão tem medo de ruídos fortes?”, ministrado pela Associação Apetcão, seguido, às 11:00, pela exposição de fotografia “Entre o mar e a serra – fotografia de vida selvagem”, do fotógrafo Carlos Silva.

Ao longo do dia, estão programados outros workshops, como “Onde tudo (re)começa”, às 12:00, pela veterinária da Câmara Municipal de Braga, e “A importância da desparasitação”, às 13:20, pela Apetcão.

Durante a tarde, a Vet Before Pet apresentará os workshops “Receita para uma ave feliz” (14:00) e “Receita para um coelho feliz” (15:00). Às 16:30, a Apetcão conduzirá a sessão “Como ‘escolher’ um cão?”, encerrando o dia com “Boas práticas em parques caninos!”, às 17:40.

Além disso, o evento apresenta espetáculos educacionais e demonstrações práticas. Às 11:00, haverá uma demonstração de aves pelo AquaShow, repetindo-se às 15:15 e 17:00. Às 14:00, o Grupo Operacional Cinotécnico da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais realizará uma demonstração de segurança, enquanto a “Escola SuperCães” fará demonstrações de Obedience, às 15:00, no Ringue 7. Por fim, às 16:00, a Escola “Elite – Sports & Guard Dogs” realizará demonstrações de IGP no Ringue 7.

Uma das atividades de destaque é a estreia da “Cãominhada”, que já conta com cerca de uma centena de inscritos. Esta caminhada, destinada a tutores e aos seus cães, terá início às 14:00 junto ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e percorrerá aproximadamente dois quilómetros até ao Forum Braga.

No ponto de partida, os participantes receberão um kit que inclui brindes para os seus animais de estimação. A “Cãominhada” visa promover a interação entre tutores e os seus cães, proporcionando uma experiência única de convívio e exercício físico. Após a chegada ao Forum Braga, os participantes são convidados a explorar as diversas atividades da Expo Animal, incluindo exposições, workshops e demonstrações. Esta iniciativa é organizada pelo Forum Braga, InvestBraga e Município de Braga, com o apoio da Associação Abandoned Pets, Apetcão, Agere e do patrocinador oficial do evento, a Weego.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, “a Expo Animal reflete o compromisso da InvestBraga em promover eventos diversificados e de qualidade, que valorizam não apenas o setor animal, mas também o envolvimento da comunidade. Este é um espaço de celebração e sensibilização, que reforça o papel de Braga como um polo de dinamismo e inovação”.

Os visitantes podem trazer os seus animais de estimação, desde que cumpram as normas exigidas, como a apresentação do boletim sanitário atualizado, uso obrigatório de coleira ou peitoral, e o cumprimento das regras específicas para raças potencialmente perigosas. Por motivos de saúde pública e higiene, é necessário apresentar o kit de higiene do animal, que será verificado à entrada.

Os bilhetes até aos três anos são gratuitos, dos quatro aos dez anos tem o custo de 1,50 euros e, a partir dos 11 anos, três euros.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x