Os serviços de proteção civil e de gestão florestal do Município de Vila Verde estão a promover, esta segunda-feira, operações de fogo controlado em zonas de mata e vegetação infestante do concelho, no âmbito da estratégia municipal de prevenção contra incêndios de grande dimensão.
De acordo com ‘site’ da Proteção Civil, os trabalhos iniciaram às 07:00 e, às 18:00, ainda decorrem.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, e o vereador Patrício Araújo acompanharam hoje as ações no terreno, que abrangem uma área total de 36,8 hectares situada no Monte do Oural, nas freguesias da Ribeira do Neiva e do Vade.

“Estas ações de fogo controlado fazem parte de um plano de prevenção que está a ser concretizado há algum tempo e ao qual o Município de Vila Verde dá particular atenção, atendendo às caraterísticas do nosso território e à sua importância estratégica”, explicou Júlia Rodrigues Fernandes, agradecendo o trabalho que está a ser feito por diversas equipas de proteção civil, bombeiros, sapadores e GNR.
Valorizando as ações de prevenção – como a limpeza e a abertura de caminhos florestais – a anteceder os períodos mais críticos de verão, a autarca sublinhou “a importância estratégica que representa a defesa do património natural e paisagístico, tendo em conta o impacto no processo de desenvolvimento e afirmação do concelho”.
Em comunicado enviado às redações, a Câmara explica que estas ações de fogo controlado visam “reduzir a carga de combustível existente e a criação de descontinuidades na vegetação”, de forma a assegurar “zonas tampão” para evitar a extensão de grandes incêndios e para aumentar a resiliência do território à propagação dos fogos.
“Concretizadas sempre com a preocupação de salvaguardar a fauna destas zonas, as ações de fogo controlado permitem, simultaneamente, dar resposta às necessidades dos agentes locais, nomeadamente baldios, pastores e caçadores, resultando assim em ações de prevenção de incêndios rurais de uma forma integrada”, nota ainda.
As ações de fogo controlado prosseguem no Monte do Oural, sob coordenação do Gabinete Técnico Florestal e da proteção Civil do Município de Vila Verde. Envolvem os sapadores da Associação Florestal do Cávado, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde e de Esposende, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR e a Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF).