As Piscinas Foz do Cávado acolheram a apresentação da programação “Esposende Verão 2023”, agenda com mais de 100 eventos que animam a cidade da foz do Cávado e todo o concelho, entre julho e setembro.
“Apresentamos hoje um programa mais completo e eclético que, estou certo, contribuirá para que o verão seja inesquecível. Existem 308 municípios no país que procuram o seu espaço, em termos de definição da sua estratégia de promoção do território. Nós queremos melhorar a qualidade de vida para todos os que cá vivem e os que nos visitam. Esse investimento, em Esposende, vai da Educação à cultura, da área social ao ambiente”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Esposende.
Reforçando a ideia que Esposende “é, cada vez mais, um destino de excelência para veraneio, mas lembramos que o nosso concelho revela uma procura incessante para viver e investir”, Benjamim Pereira destacou a vocação festiva que se reflete em verões plenos de animação e espetáculos.
Repetindo o formato de sunset, animado pelos DJ’s Fucking Bastards, Dreey e Tiago Cruz, Esposende levantou o pano sobre uma programação eclética que inclui música, dança, poesia, teatro, exposições, stand up comedy e atividades desportivas. À cabeça do cartaz são chamados nomes como José Cid, Vitor Kley, Nuno Casais, Sofia Escobar, Tributo aos ABBA, além de eventos icónicos das noites esposendenses, como a Silent Party, a Noite Branca ou a Esposende Summer Party 80’s. A Festa do Emigrante terá Emanuel e a Galaicofolia regressa ao Castro de São Lourenço, em Vila Chã, evidenciando a cultura castreja. O Festival da Juventude, com Blaya, o DJ Padre Guilherme e DJ Pette prometem grande animação, mas o programa prevê a atuação dos grupos folclóricos do concelho que desfilarão toda a carga etnográfica.
“O Município de Esposende está a reforçar a aposta na projeção internacional da região, tendo como premissa o peso do turismo no Produto Interno Bruto de Portugal que é de 17 por cento. Por isso, queremos oferecer produtos turísticos atrativos, assentes numa estratégia de incentivo à mobilidade urbana sustentável, na preservação das tradições populares e à dinamização da economia”, destaca Benjamim Pereira.
O Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, os eventos desportivos, nomeadamente os desportos marítimos, os eventos culturais e os eventos de promoção da gastronomia local muito contribuem para complementar a atratividade de Esposende.
Lembre-se que Esposende é um destino balnear de excelência, conforme comprova a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa que atenta a critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental. Por isso, as praias de Esposende receberam o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”.
Um grande investimento está a ser concretizado para dotar as praias, também, com as melhores condições para acolher os milhares de veraneantes, contemplando a reabilitação dos sanitários e dos passadiços.
“Este é o melhor cartaz que já tivemos, com muitos momentos de qualidade para que possamos recarregar baterias”, concluiu Benjamim Pereira, lembrando a forte componente da programação, direcionada para os emigrantes que, por esta altura do ano, regressam à terra natal.