Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende vai recuperar moinhos para criar parque temático

Parque Temático de Moinhos de Vento

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

A Câmara de Esposende vai arrancar com a obra de recuperação de três moinhos de vento, propriedades do município, iniciando assim a primeira fase do processo de constituição do Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira, em Marinhas, foi hoje anunciado.


Em comunicado, a autarquia dá conta de que esta recuperação dos moinhos insere-se no âmbito da candidatura Qualificação das Experiências de Turismo da Natureza no Minho – Redes de Visitação da Natureza – Moinhos da Abelheira/Esposende, integrada na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE, financiada a 85% e terá um investimento de 155 mil euros.

Esta ação integra-se na estratégia de promoção do Turismo no Município de Esposende através da valorização e preservação do seu património material e imaterial.

A intervenção global está prevista para os sete moinhos, mas nesta fase a autarquia vai avançar com a recuperação dos três edifícios que são propriedade da Câmara.

“No futuro ficará ali implantado o parque temático ligado às energias renováveis e ao ciclo do pão”, refere Benjamim Pereira, presidente da Câmara de Esposende.

As obras de conservação abrangem os moinhos de vento números “3”, “6” e “7”, os quais são já propriedade do município, mas o futuro parque temático abrange sete espaços expositivos, onde será apresentado todo o processo que envolve a sementeira e a recolha do grão, assim como os diversos processos necessários à sua preparação para a moagem.

Aos moinhos estarão associados os temas da eletricidade; do ciclo do pão e da etnografia a ele associado; das questões ambientais do uso de energias; das respostas sensoriais que a cultura do cereal permite experimentar através do tato, olfato e visão, às questões sobre os cereais híbridos ou geneticamente modificados. Um dos espaços, distinto pelo aspeto arquitetónico vanguardista, abordará o futuro da energia.

Relativamente ao moinho “3”, a autarquia pretende3 fazer a recuperação funcional a partir dos vestígios remanescentes no local, recuperando toda a informação tecnológica e capitalizando os resultados na reconstituição fidedigna do moinho (no que respeita a materiais, técnicas construtivas, volumes, paleta de cores, soluções tecnológicas tradicionais e molinologia local).

No que se refere aos outros dois moinhos, pretende uma recuperação parcial, garantindo emprego de técnicas não invasivas e consequentemente a preservação da integridade dos elementos existentes.

Esposende reúne vários moinhos eólicos e hidráulicos. Entre os núcleos dos engenhos de moagem movidos pela força do vento, além dos de Abelheira estão referenciados os de Cedovém em Apúlia, entre outras unidades disseminadas pelo concelho.

Refira-se que a Casa das Marinhas, foi inspirada, arquitetada e construída a partir de um moinho e transformada em habitação, pelo conceituado arquiteto esposendense Viana de Lima. Portugal assinala o Dia Nacional dos Moinhos a 07 de abril

Anúncio

Barcelos

Surto em casa de saúde mental em Barcelos com 73 infetados

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

Há um surto de covid-19 na Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos, com 73 infetados – 62 utentes e 11 funcionários.

Segundo a RTP, que avança a notícia, um dos doentes está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Braga e outros dois foram encaminhados para o hospital de Barcelos, com situação clínica estável.

A Casa de Saúde de São João de Deus disse à RTP que a maioria dos infetados está assintomático e que todos os casos positivos estão em isolamento.

A Casa de Saúde S. João de Deus é uma instituição Particular de Solidariedade Social, que depende administrativamente do Instituto de S. João de Deus.

Assiste pessoas com problemas de saúde mental, residente nos distritos de Braga e Viana do Castelo.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos: Novembro leva teatro, música, dança e cinema ao Theatro Gil Vicente

Cultura

em

João Dias é um dos artistas do cartaz de novembro. Foto: DR

A Câmara de Barcelos anunciou, esta terça-feira, a programação do Theatro Gil Vicente para o mês de novembro, que contempla música, cinema, dança e teatro.

O cinema inicia a programação do Gil Vicente, com a Associação ZOOM – Cineclube de Barcelos a apresentar cinco sessões: “Ciclo:Estados de Juventude (1.ª parte), no dia 3; “Ciclo:Estados de Juventude (2.ª parte), no dia 4; “Ciclo: Estados de Juventude (3.ª parte), no dia 5. Estas curta-metragens inserem-se no Dia Mundial do Cinema que se comemora a 5 de novembro.

A sétima arte continua no dia 10 com “Ordem Moral”, de Mário Barroso, e “O ano da morte de Ricardo Reis”, de João Botelho, no dia 17. As sessões têm início às 21:30 com entrada paga.

No dia 7, com duas sessões, às 16:00 e 19:00, a Fundação GDA promove uma ação de divulgação e sensibilização sobre “Direitos de Autor e Direitos Conexos”. A entrada é gratuita e a ação permite a emissão de certificado de participação.

A música preenche três dias de programação, a começar com o concerto do músico barcelense João Dias, finalista do Got Talent, no dia 14, com entrada gratuita; no dia 19 é a vez do Filme- Concerto de Tresor&Bosxh, espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo, e no dia 26 “Tomorrow is the question”, de Demian Cabaud Quarteto, do Ciclo de Jazz ao Largo. Os espetáculos acontecem às 22:00 e têm um valor de três euros.

No âmbito do serviço educativo, programa dedicado à comunidade escolar, o Theatro recebe no dia 11, duas sessões, às 10:30 e 14:30, de teatro infantil com a peça “Em Pessoa” pela CTB – Companhia de Teatro de Braga.

A rubrica “Em família no TGV” reserva a tarde de domingo, dia 15, às 16:00, com o musical “A Casinha de Chocolate”, pela GrowUp Eventos.

No dia 21, às 22:00, a Escola de Dança de Barcelos, na continuidade das comemorações dos seus 25 anos, convida os Doutor Assério para um espetáculo onde o Ballet e o Rock se apresentam num só, com o espetáculo “Ballet N’Rock”. A entrada tem um valor de três euros.

Nos dias 27, 28 e 30 de novembro dá-se início ao Ciclo de Jovens Fadistas de Barcelos com os fadistas barcelenses Sónia Lopes, Mário Bruno e Joana Lopes, respetivamente. Esta iniciativa conta a organização da Casa da Juventude, a partir das 21:30, no Theatro Gil Vicente.

Ainda no âmbito da programação cultural do mês de novembro, o auditório da Biblioteca Municipal recebe, no dia 6, às 22:00, o concerto dos Evols, inserido no triciclo. A entrada custa três euros.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694).

Continuar a ler

Barcelos

Jovem de 19 anos assalta casa em Barcelos e é detido no Porto

Crime

em

Foto: GNR

Um jovem de 19 anos foi detido, esta quarta-feira, no Bairro de Lordelo, no Porto, por furto qualificado, suspeito de ter assaltado uma casa na freguesia de Barcelinhos, em Barcelos.

Em comunicado, o Comando Territorial de Braga refere que, após furto numa residência em Barcelinhos, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos efetuou diligências que culminaram na realização de uma busca domiciliária e em veículo, na residência do suspeito no Porto.

Essas buscas resultaram na apreensão de um anel em ouro, duas bolsas de senhora, um computador portátil, um relógio, uma impressora e 513 euros em numerário.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos.

A ação contou com o reforço da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Barcelos e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Continuar a ler

Populares