Seguir o O MINHO

Desporto

Esposende presta homenagem aos atletas olímpicos João Ribeiro e Teresa Portela

Tóquio 2020

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

Os atletas olímpicos Teresa Portela e João Ribeiro foram hoje homenageados pela Câmara de Esposende, reconhecendo a façanha da participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em comunicado, a autarquia refere que, assinalando, também, o Dia Internacional da Juventude, foi feito um apelo aos jovens para a prática desportiva e a adoção de um estilo de vida saudável.

“Os habitantes de Esposende sentem-se honrados pela vossa presença nos Jogos Olímpicos. Orgulhosos por verem conterrâneos entre a elite do desporto mundial”, começou por referir o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, citado em comunicado.

O autarca referiu, ainda, que Teresa Portela e João Ribeiro “contribuem para a promoção do território”, mas vincou a importância do exemplo que transmitem para os mais novos. “É importante que os jovens percebam que o sucesso implica muito trabalho. Seja em que área for. Ao investirmos no desporto, temos como objetivo contribuir para que os nossos jovens estejam mais bem preparados para os desafios da vida”, concluiu Benjamim Pereira.

Foto: Divulgação / CM Esposende

Por seu turno, Teresa Portela agradeceu “todo o carinho que desde sempre os esposendenses dispensaram”, confessando terem sido estes Jogos Olímpicos aqueles em que mais desfrutou. “Consegui chegar à final de K1 500 que era uma prova que pretendia disputar. Calhei numa série difícil, mas encarei o facto com tranquilidade. Por mais que as coisas não corram como idealizámos, temos de aceitar e desfrutar”, disse a atleta.

Já João Ribeiro agradeceu o apoio de todos os patrocinadores e da autarquia, “desde sempre” e revelou o travo amargo que o oitavo lugar deixou. “Por vezes estar bem não chega, mas a vida é mesmo assim. É cair e levantar e já estou a preparar-me para Paris”, concluiu.

Foto: Divulgação / CM Esposende

Na cerimónia que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os dois atletas foram brindados com a presença de jovens atletas dos três clubes de canoagem do concelho: CN Fão, GCDR Gemeses e Associação Rio Neiva.

Populares