A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou na semana passada a conclusão dos trabalhos de reabilitação da Ponte do Fão, sobre o rio Cávado, na Estrada Nacional 13 (EN13), em Esposende.
A intervenção, com um investimento de 2,5 milhões de euros e um prazo de execução de um ano, visou a “melhoria da segurança e das condições de circulação” nesta estrutura centenária.
Segundo a IP, os trabalhos envolveram a reparação da estrutura metálica do tabuleiro e a aplicação de uma nova proteção superficial em toda a extensão, garantindo maior durabilidade e resistência. A empreitada incluiu também a reabilitação dos aparelhos de apoio, dos pilares e muros em alvenaria, a impermeabilização e repavimentação do tabuleiro, bem como o alteamento dos guarda-corpos e substituição das guardas de segurança.




Construída entre 1888 e 1891, segundo projeto do engenheiro Abel Maria da Costa, a Ponte do Fão é uma obra emblemática da arquitetura industrial portuguesa. Em 1986, foi classificada como imóvel de interesse público pelo então IPPAR (atual DGPC), sendo o único exemplar do género no concelho de Esposende.
Com um comprimento total de 277,84 metros e uma largura de 6 metros, a ponte é composta por oito tramos metálicos e sete pilares de alvenaria revestidos a cantaria de granito. As fundações foram realizadas com recurso a ar comprimido, a profundidades que variam entre os 9 e os 17 metros. Os encontros e muros de suporte prolongam a estrutura ao longo de ambas as margens.