Seguir o O MINHO

Alto Minho

Esposende, Ponte de Lima e Ponte da Barca recebem ajuda do governo para combater cheias

em

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou hoje investimentos de 9 milhões de euros para combate às cheias e inundações em 7 municípios do Norte do país, cabendo a Esposende metade daquele “bolo” financeiro.

Os investimentos terão lugar nas zonas definidas como “inundáveis” dos municípios de Esposende, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Chaves, Peso da Régua, Vila Nova de Gaia e Porto.

“As cheias não vão desaparecer das notícias, mas as imagens serão menos espetaculares”, sublinhou Matos Fernandes, que falava em Esposende.

Para Esposende, está prevista a construção de um canal que conduzirá os caudais excessivos para o rio Cávado (a sul) e para o mar (a norte), num investimento de 4,5 milhões de euros.

No Porto, com um investimento de 2,5 milhões de euros, a intervenção incidirá na reabilitação e desentubamento da ribeira de Aldoar.

Matos Fernandes manifestou-se convicto de que, nestes dois casos, o problema das cheias e inundações irá ficar resolvido.

A reabilitação do rio Horto (Gaia), a criação de uma zona de amortecimento de caudais utilizando as lagoas naturais (Chaves) e a reabilitação da ribeira da Meia Légua (Régua) são outras intervenções previstas.

No distrito de Viana do Castelo, haverá intervenções em Ponte da Barca, com a limpeza e consolidação das margens dos rios Lima e Vade, e em Ponte de Lima, neste caso centradas nas freguesias de Arcozelo, Correlhã e Fontão.

“Todas as intervenções têm uma característica muito forte de recuperação de ecossistemas, com muito pouco betão. São cada vez menos obras duras e de engenharia”, frisou o ministro.

Admitiu que dentro de um ano algumas das intervenções já estarão prontas.

“Não vamos resolver o problema das cheias, mas vamos certamente ficar melhor”, reiterou.

Além das intervenções no terreno, o investimento abrange também o reforço do sistema de monitorização, para evitar a repetição de cheias.

 

Notícia atualizada às 19h04

 

logo Facebook Fique a par das Últimas Notícias. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares