Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende passa a contar com uma torre para vigilância de incêndios

Em Belinho

em

Foto: CM Esposende

A Câmara de Esposende instalou uma torre de vigia de incêndios rurais no Monte da Senhora da Guia, em Belinho, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota publicada no portal da autarquia, trata-se do primeiro equipamento desta índole criado no concelho, o qual foi “estrategicamente colocado num dos pontos de maior visibilidade do território concelhio para deteção precoce de incêndios”.

“Esta torre de vigia contribui para garantir melhores condições de trabalho aos operacionais que efetuam a vigilância da mancha florestal concelhia, na medida em que permite aumentar a área de visibilidade, possibilitando uma maior eficácia nas ações de deteção”, revela o texto.

De acordo com a Câmara, a instalação deste equipamento, executada e suportada pelo município, “enquadra-se na estratégia municipal de defesa dos espaços naturais/rurais e consequente defesa e proteção das populações, visando também o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente no que concerne ao ODS 13 – Ação Climática, ao ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ao ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade”.

EM FOCO

Populares