Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende: Município entrega 35 bolsas de estudo

em

Numa sessão informal, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu, esta manhã, à entrega de Bolsas de Estudos a 35 jovens estudantes universitários. A sessão contou igualmente com a presença do vice-presidente, António Maranhão Peixoto, da Vereadora da Educação e Cultura, Jaqueline Areias, e da Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale.


As Bolsas de Estudo, no valor unitário de 600 euros, corresponderam a um montante global de 21 000 euros. A medida enquadra-se nas políticas educativas do Município e pretende ajudar os jovens oriundos de famílias com carências socioeconómicas do concelho a prosseguir os estudos ao nível superior. O presidente Benjamim Pereira assinalou que esta ajuda não é encarada como um esforço para o Município, representando antes o contributo dos munícipes/contribuintes para a formação académica dos jovens do concelho, enquadrando-se num vasto plano de apoio educativos que concorrem para ajudar à formação das crianças e dos jovens. Deixou a garantia de que o Município vai continuar a investir na Educação, mantendo o apoio aos estudantes do ensino superior.

Tal como está definido no regulamento, os estudantes contemplados desenvolveram trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Autarquia, durante um período de 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas.

Benjamim Pereira salientou que, deste modo, é dada oportunidade aos estudantes de tomarem contacto com o mundo do trabalho, valorizando-se pessoal e profissionalmente, sendo ainda uma experiência enriquecedora porque permite que tenham contacto com a Administração Pública, no caso, o funcionamento da Câmara Municipal e dos seus serviços.

Aproveitando a oportunidade, o presidente da Câmara Municipal exortou os jovens a envolverem-se em termos de intervenção cívica, seja na política ou no associativismo, e a contribuírem para o engrandecimento e desenvolvimento do concelho.

Recusando uma visão pessimista sobre o mercado de trabalho, Benjamim Pereira expressou palavras de otimismo e esperança, dizendo que as oportunidades de trabalho surgirão, mais tarde ou mais cedo, sobretudo para aqueles que foram bons profissionais, que coloquem empenho e dedicação nas suas funções.

esposende entrega bolsas de estudo

O Autarca expressou votos de sucesso, quer para os que vão entrar no mercado de trabalho quer para os que vão prosseguir os estudos, e, em jeito de conselho, exortou-os a investirem na formação ao longo da vida.

Aproveitando o encontro com os bolseiros, o presidente da Câmara Municipal quis saber como encaram os estudantes a experiência que lhes é proporcionada nos serviços camarários, tendo recebido ecos positivos, não só dos alunos mas também dos encarregados de educação presentes.

Enaltecendo o apoio concedido pela Câmara Municipal, um dos bolseiros, finalista, agradece a oportunidade concedida referindo que contribuiu para o desenvolvimento de competências, quer pessoais quer profissionais.

“É, de facto, uma iniciativa exemplar de que o Município se pode orgulhar”, assinala.

Anúncio

Barcelos

Barcelos lança plataforma de apoio às empresas do concelho

Economia

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

A Câmara de Barcelos lançou uma plataforma de apoio às empresas do concelho, disponibilizando-lhes gratuitamente a possibilidade de participarem no Roteiro Económico Digital do Concelho, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara refere que o objetivo é divulgar a existência e atividade de todas as empresas, lojas e serviços, independentemente da sua dimensão.

Divulgação

“As empresas beneficiam de todas as vantagens de marcarem presença numa ferramenta digital moderna e agregadora da atividade comercial, gratuitamente e pelo período de um ano, já que a Câmara Municipal assume, durante este período, o pagamento do serviço disponibilizado a cada empresa, não sendo imposta qualquer obrigatoriedade de continuidade”, acrescenta.

Continuar a ler

Cávado

Esposende cancela Gala de Distinção de Mérito Desportivo

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Gala de Distinção de Mérito Desportivo 2020 de Esposende foi cancelada “em virtude das contingências impostas pela pandemia Covid-19”, anunciou hoje a autarquia.

“Atendendo ao atual quadro, a Câmara entendeu não estarem reunidas as condições para a realização da 11.ª edição da Gala de Distinção de Mérito Desportivo, que deveria realizar-se este mês, distinguindo os atletas, técnicos e equipas do concelho que se destacaram em diferentes modalidades desportivas na época 2019/2020”, refere a Câmara em comunicado.

“A expetativa era que, nesta altura, já todos pudéssemos ver a situação mais controlada, possibilitando a realização deste grande evento, onde, com toda a justiça, prestamos homenagem aos nossos atletas, técnicos e equipas, Não sendo possível, apenas fica adiada”, refere no texto o presidente da autarquia, Benjamim Pereira.

Continuar a ler

Cávado

Esposende ligou iluminação de Natal incentivando ao consumo no comércio tradicional

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

O Município de Esposende ligou hoje a iluminação de Natal com o anúncio de alargamento do conjunto de medidas já em vigor no concelho e prepara-se para lançar uma campanha de estímulo ao consumo no comércio e restaurantes locais, foi hoje anunciado.

Do conjunto de medidas de apoio mantêm-se os incentivos fiscais e isenções municipais, nomeadamente, a isenção total do pagamento da Derrama a todas as empresas do concelho, isenção total das taxas de instalação de esplanada, isenção total das taxas de publicidade, isenção total das taxas de ocupação de espaço público e isenção total das taxas de comunicação de instalação de estabelecimentos comerciais.

É intenção do Município manter estas isenções, pelo menos, até ao final do ano de 2021.

A todos estes incentivos junta-se, ainda, a aplicação da taxa mínima do IMI, de forma a apoiar transversalmente todas as famílias que residam no concelho.

“Paralelamente a toda esta ajuda direta, o Município de Esposende, através da START Esposende, continuará a prestar apoio aos empresários, facultando informação sobre os apoios financeiros disponibilizados pelo Governo e/ou Fundos Comunitários”, refere a autarquia em comunicado enviado à imprensa.

Estão preparadas também várias iniciativas de apoio ao comércio tradicional, estando, a título de exemplo, contemplada uma arrojada campanha de estímulo ao consumo.

“Em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), o Município lança o vídeo promocional da campanha, ao mesmo tempo que dissemina, de forma física e digital, a mensagem de apelo ao consumo Este Natal o Comércio tradicional espera por si. Esta campanha integra também a instalação da tradicional iluminação de Natal, como apoio à atividade económica durante esta quadra festiva”, realça a mesma nota.

Estão previstas iniciativas dirigidas especificamente ao apoio dos estabelecimentos comerciais, como a realização de um sorteio de Natal, onde as compras superiores a 20 euros, no comércio tradicional, habilitarão os clientes a prémios em vales de compras no valor de 5.000 euros.

Todos os prémios a sortear são convertidos em vales para descontar exclusivamente nos estabelecimentos aderentes do comércio tradicional do concelho de Esposende, revertendo assim o valor diretamente para os estabelecimentos aderentes.

Outra iniciativa assenta na possibilidade de aquisição, para oferta, de “Vales Presente” no valor de 25, 50 e 100 euros, que poderão ser trocados diretamente nos estabelecimentos aderentes do comércio tradicional de Esposende. Os vales estarão acessíveis na sede da ACICE e em outros pontos de venda assinalados.

Estes “Vales Presente” serão majorados como sinal de reconhecimento pelo consumo no comércio tradicional, valendo no momento da sua utilização nos estabelecimentos, 30, 60 e 120 euros, respetivamente.

Para receber os clientes haverá decoração especial nas montras dos estabelecimentos comerciais que competirão num Concurso de Montras Sustentáveis, dedicadas à Quadra Natalícia e que serão fator de atratividade para adultos e crianças.

No âmbito destes apoios será, ainda, lançado o “Selo de Certificado de Origem dos Produtos de Esposende” que pretende criar uma marca identitária dos produtos com origem no concelho, permitindo a gestão integrada e uma maior capacidade promocional de tudo o que é produzido em Esposende, nomeadamente, produtos endógenos, hortícolas, vinhos, doçaria, entre outros.

Será também lançado um desafio a todos os empresários do concelho, convidando-os a participar ativamente numa corrente de apoio, que se pretende que estimule o consumo no comércio tradicional de Esposende, incluindo os restaurantes.

Continuar a ler

Populares