A empresa Infraestruturas de Portugal divulgou algumas imagens que mostram o estado da requalificação da Ponte Metálica D. Luís Filipe, vulgo “ponte de Fão”, em Esposende, numa obra com custo associado de 2,5 milhões de euros.
Nas imagens é possível ver a reabilitação da estrutura metálica do tabuleiro e dos aparelhos de apoio, bem como a reabilitação da base dos pilares, dos próprios pilares e de encontros e muros em alvenaria.
No tabuleiro foi feita a impermeabilização e repavimentação.
A memória descritiva da obra também prevê o “alteamento do guarda-corpos metálicos do passeio e substituição das guardas de segurança e respetivas fixações”.
Segundo a IP, a “reabilitação desta ponte sobre o estuário do rio Cávado tem como principal objetivo a reparação e aplicação de uma nova proteção superficial em toda a estrutura metálica do tabuleiro, permitindo uma melhoria significativa das condições de circulação e segurança rodoviária”.
Sobre a Ponte do Fão
A Ponte do Fão desenvolve-se na EN13 e faz a travessia sobre o rio Cávado, fazendo a ligação entre Esposende, na margem direita, e Fão, na margem esquerda. Esta ponte foi construída nos finais do século XIX (1888-1891), sendo um projeto do Eng.º Abel Maria da Costa.
Em 1986, o IPPAR classificou-a como imóvel de interesse público por ser o único exemplar em Esposende da Arquitetura Industrial.
Trata-se de uma ponte de comprimento total, entre encontros, de 277,84 m, com 6 m de largura, composta por oito tramos de 33,48 m e sete pilares de alvenaria, revestidos a cantaria de granito e fundados em pegões realizados com recurso a ar comprimido a profundidades máximas entre os 9,25 m e 17,05 m.
Os encontros, também em alvenaria, são prolongados em ambas as margens por extensos muros de avenida (também de alvenaria de pedra) que suportam o aterro da plataforma rodoviária.