Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende investe 25 mil euros em plano de mobilidade para áreas balneares

em

A Câmara de Esposende vai investir cerca de 25 mil euros num plano de mobilidade para reduzir os pontos negros de congestionamento nos quatro principais centros urbanos do concelho, sobretudo na época balnear, foi divulgado esta segunda-feira.

Em comunicado, a Câmara refere que já lançou um procedimento para a contratação de uma prestação de serviços de desenvolvimento e implementação daquele plano.

O plano destina-se aos núcleos urbanos de Esposende, Cepães-Marinhas, Ofir-Fão e Apúlia.

A empresa a contratar irá, numa primeira fase, proceder ao levantamento dos dados para elaborar a caraterização da circulação de tráfego e do estacionamento.

Posteriormente, efetuará uma análise aos sentidos de trânsito e à hierarquia da rede viária, com vista a desenvolver uma proposta que minimize conflitos, reduza pontos negros de congestionamento e minimize os impactos da época balnear sobre o normal funcionamento da mobilidade.

A proposta definirá, também, o modelo de política de estacionamento a adotar, tendo em conta as alterações propostas e a necessidade de criação de uma resposta eficaz à procura de estacionamento.

“Tal como tem sucedido noutros casos, numa ótica de transparência e de participação cívica, este processo será sujeito, numa fase posterior, a consulta pública, possibilitando que a população se possa pronunciar sobre as soluções mais adequadas a adotar”, sublinha o comunicado.

A Câmara pretende que o futuro plano de mobilidade articule Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, já aprovado pelo Município, “conjugando políticas e procedimentos”.

Para o presidente da Câmara de Esposende, o novo plano “contribuirá para uma mais eficaz mobilidade e acessibilidade do tráfego automóvel às zonas urbanas adjacentes à cidade”.

Citado no mesmo comunicado, Benjamim Pereira salienta que “os benefícios da implementação do plano serão mais evidentes sobretudo durante o verão, período em que se regista um maior afluxo de trânsito”.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Esposende. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

EM FOCO

Populares