Desporto
Esposende institui ‘Prémio Paulo Gonçalves’ para distinguir atletas de excelência
Canoístas João Ribeiro e Teresa Portela foram os primeiros laureados
Após dois anos de interregno, devido à pandemia de covid-19, o Município de Esposende voltou a realizar a Gala de Distinção de Mérito Desportivo. Sob a temática “De volta ao Sonho!”, a 11.ª edição do evento decorreu no passado sábado, no Pavilhão Municipal de Fão, e distinguiu 159 personalidades desportivas, entre atletas, dirigentes e clubes do concelho de Esposende, contemplando as conquistas obtidas nas épocas 2019/2020 e 2020/2021.
A título póstumo, foram reconhecidos o fisiologista do Vitória Sport Clube, Rui Viana, e o motard Paulo Gonçalves. Foram laureados, ainda, Domingos Carvalho e Belmiro Penetra, pela relevância e contributo das suas carreiras em prol do incremento desportivo no concelho.
Na cerimónia foi atribuído aos atletas olímpicos de canoagem João Ribeiro e Teresa Portela o “Prémio Paulo Gonçalves”, a mais alta condecoração instituída pelo Município para distinguir os atletas do concelho. A distinção foi entregue pela família do motociclista de Gemeses representando, neste que foi um dos momentos altos da gala.
O presidente da Câmara, Benjamim Pereira, expressou votos de que, com este prémio, “se perpetue um nome, que está gravado no ADN de Esposende”.
O autarca felicitou todos os galardoados e reiterou, ainda, a importância de se projetar o salto qualitativo no desporto concelhio, lembrando investimentos a médio prazo, em infraestruturas como o pavilhão multiusos e a construção do parque desportivo a norte da cidade, projetos estes que proporcionarão a abertura do leque da prática desportiva e a captação de provas nacionais e internacionais.
Já o vereador do Desporto, Mário Rui Losa, evidenciou a dinâmica consolidada das distinções e resultados, crescentemente prestigiantes. “Mais e melhor desporto, para mais cidadãos” é, para o vereador, a base da estratégia de desenvolvimento desportivo que está já a ser seguida, promovendo a generalização da prática desportiva, apostando na oferta em “proximidade” e numa acessibilidade real dos cidadãos. “Consolidar o papel do desporto concelhio nos contextos nacional e internacional são os propósitos que devem unir o Município de Esposende e todos os intervenientes desportivos do concelho”, afirmou.
A Orquestra Foz do Cávado, em conjunto com os jovens talentos Fabiana Casais e Tomás Machado, asseguraram a animação musical da gala que, nas palavras de Benjamim Pereira, tem evoluído de ano para ano e continua a exaltar o nome de quem honra Esposende.
-
CávadoHá 1 dia
‘Gigante’ alemã dos produtos baratos abre loja em Barcelos (e está a recrutar)
-
Comer BemHá 2 dias
Arafate: a história de um boné e de uma taberna que ‘virou’ restaurante de sucesso em Braga
-
PaísHá 2 dias
Conhece algum destes indivíduos? Então tenha cuidado (e avise a PJ)
-
AveHá 1 dia
Colégio compra bosque com campo e rio em Famalicão para aulas ao ar livre (ou só para ir apanhar ar)