Esposende instala ecopontos para resíduos volumosos

Foto: CM Esposende

Esposende instalou, esta segunda-feira, o primeiro Ecolugar, no Campo S. Miguel, freguesia de Marinhas. Até ao final do mês, está previsto serem instalados mais nove.

Em comunicado, a autarquia explica que o Ecolugar é um “ponto intermédio de recolha, entre o Ecoponto e o Ecocentro, destinado a recolher volumes maiores de resíduos destinados a valorização por reciclagem, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão, dois contentores de três metros cúbicos para o vidro e dois contentores de cinco metros cúbicos para embalagens”.

Com os Ecolugares, perspetiva-se um “aumento significativo” da reciclagem, pois estes permitem uma “maior facilidade” de deposição de resíduos mais volumosos, nomeadamente produzidos por comerciantes e pequenas empresas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, a instalação dos Ecolugares insere-se “na estratégia ambiental do Município de Esposende que visa proporcionar as melhores condições de apoio para os habitantes do concelho no que diz respeito à separação de resíduos”.

Esposende regista um crescimento “contínuo e assinalável” na quantidade de resíduos depositados nos ecopontos e encaminhados para reciclagem.

Benjamim Pereira apela a uma maior interiorização do hábito de reciclar, sob pena de os custos do depósito de cada tonelada de resíduos no aterro da Resulima se ver refletido num aumento das tarifas do serviço de resíduos aplicados às famílias e às empresas.

Para o presidente do Conselho de Administração da Resulima, empresa parceira nesta instalação, Miguel Lisboa, este modelo inovador de recolha permite “aumentar a capacidade de recolha, por ser um complemento aos ecopontos e permitir uma maior facilidade de deposição, nomeadamente no que diz respeito ao cartão e às embalagens, dada a maior dimensão dos locais de abertura dos contentores”.

Esta iniciativa pretendeu assinalar o Dia Mundial do Ambiente que hoje se comemora e tem como objetivo principal contribuir para o aumento da reciclagem no concelho de Esposende. Neste sentido, existe a previsão de instalação de mais nove Ecolugares durante o mês de junho, reforçando a capacidade de recolha seletiva e aumentando a rede de locais disponíveis para deposição seletiva de resíduos para o período de verão.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x