Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende inaugurou novas instalações da Loja Social para apoiar quem mais precisa

Ação social

em

Foto: CM Esposende

Foram esta sexta-feira inauguradas as novas instalações da Loja Social, projeto lançado há nove anos pela Rede Social de Esposende e que “procura responder a situações de pobreza e de exclusão social”.

Fundada em 11 de dezembro de 2011, a Loja Social de Esposende já ajudou 765 famílias, traduzidas em 1.943 beneficiários, que receberam perto de 2 milhões de bens.

“O alargamento da ação da Loja Social resultou na necessidade de crescer. (…) Dispõe, agora, praticamente do dobro do espaço, aumentando a capacidade de resposta a problemas sociais e a necessidades específicas”, enquadrou Benjamim Pereira, presidente da Câmara de Esposende.

O novo espaço decorre de uma permuta e as obras de adaptação tiveram um investimento municipal aproximado de 133 mil euros.

Benjamim Pereira.Foto: Município de Esposende

Através dessa permuta “foi possível aumentar significativamente o espaço, permitindo melhores condições de trabalho e dando outra visibilidade à Loja Social”, vinca Benjamim Pereira, destacando ainda os postos de trabalho criados.

A loja recebe todo o tipo de bens que tenham reaproveitamento, para reutilização ou para reciclagem.

Foto: Município de Esposende

Vestuário, brinquedos, calçado, artigos do lar, têxteis, utensílios de cozinha, artigos de puericultura, material escolar, eletrodomésticos, mobiliário, bens alimentares, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza da casa, são bens “com grande utilidade para as famílias carenciadas”.

Tem “sólidos pilares de sustentação” nas empresas privadas e nos voluntários que apoiam o projeto e, juntamente com as instituições e as Juntas de Freguesia, garantem “um processo transparente na entrega dos bens, uma vez que todos os casos implicam um estudo socioeconómico de pormenor”.

Interior da Loja Social. Foto: Município de Esposende

A Loja Social de Esposende contou com 2.845 participações de voluntariado, traduzidas na realização de 27.807 horas prestadas pelos voluntários, até dezembro 2020.

A autarquia destaca ainda 415 ações dos 36 parceiros que colaboram, acrescidas da ação de 47 empresas, no âmbito da responsabilidade social.

Foto: Município de Esposende

“Evidenciamos a participação de 2.939.30 horas prestadas de trabalho não renumerado a favor da comunidade por 43 cidadãos, em resultado do protocolo do Município de Esposende com a Direção Geral de Reinserção Social do Ministério da Justiça”, refere a autarquia.

Populares