O Município de Esposende tem vindo a orientar visitas ao património local para grupos, nomeadamente para centros de estudo e instituições sociais, tanto do concelho como de outras localidades, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia refere que o objetivo é “promover e criar condições para um Turismo Acessível”.
No mês de julho, mais de uma centena de pessoas, entre crianças, jovens e pessoas portadoras de deficiência, tiveram a oportunidade de usufruir de roteiros de visitação.
O Castro de S. Lourenço e o dólmen da Portelagem, com uma experiência de pedestrianismo pelo Trilho da Arriba Fóssil, em Vila Chã, o Parque Temático dos Moinhos da Abelheira, em Marinhas, e o Percurso dos Mareantes, em Esposende, foram alguns dos locais alvo de visita, sob a orientação do Serviço de Turismo.
“Ciente da importância da inclusão e da acessibilidade, e considerando que o turismo e o conhecimento devem ser para todos, sem discriminação, o Município aposta na visitação de locais de interesse histórico e natural, fomentando o conhecimento do património local e contribuindo para a valorização do território e para a criação de um futuro mais justo e inclusivo para todos”, lê-se na nota.
Através da melhoria da acessibilidade aos diversos equipamentos e serviços, o Município pretende “garantir que todas as pessoas possam usufruir dos recursos e das oportunidades que o concelho oferece”.