Esposende é o único concelho do país com risco de incêndio “reduzido”

IPMA
Esposende é o único concelho do país com risco de incêndio "reduzido"

Esposende é o único concelho do país onde, este domingo, o risco de incêndio é “reduzido”, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Contudo, tanto os distritos de Braga como de Viana do Castelo estão prestes a entrar em aviso vermelho do IPMA, o mais grave de risco de incêndio.

Esposende é o único concelho do país com risco de incêndio "reduzido"
Fonte: IPMA

À exceção do risco reduzido de incêndio em Esposende e risco moderado nos concelhos do litoral dos distritos do Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa, os restantes municípios de Portugal continental estão em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo este último emitido quando as condições meteorológicas, como calor extremo e baixa humidade, aumentam significativamente o perigo de ignição e propagação de incêndios. 

Portugal continental entrou hoje em situação de alerta, que se prolonga até às 23:59 de quinta-feira, “face ao agravamento das previsões meteorológicas que apontam um risco significativo de incêndio rural”, anunciou no sábado a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral.

O IPMA prevê para hoje tempo quente e céu geralmente limpo, com mais nebulosidade na faixa costeira ocidental, prevendo-se uma subida de temperatura, em especial da máxima e no litoral oeste.

O vento soprará em geral fraco a predominar do quadrante leste, por vezes forte nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, em especial a norte do Cabo Espichel.

As temperaturas máximas previstas para hoje vão variar entre os 28 graus em Aveiro e os 42 em Évora e Santarém.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Gnr 'aperta' fiscalização aos 'aceleras' a partir de amanhã

GNR 'aperta' fiscalização aos 'aceleras' a partir de amanhã

Próximo Artigo
Guimarães: teixeira pinto & soares fecha contrato de 12,7 milhões para construir escola aeroespacial

Guimarães: Teixeira Pinto & Soares fecha contrato de 12,7 milhões para construir escola aeroespacial

Artigos Relacionados