Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende: Desfile Etnográfico nas comemorações do Dia do Município

em

Integrado no evento “Esposende Verão 2015” e como forma de assinalar o Dia da Cidade e do Município decorrerá, no dia 19 de agosto, às 16:00 horas, um Desfile Etnográfico concelhio em Esposende.

O Desfile, denominado “Esposende – Usos e Costumes”, vai percorrer várias ruas da cidade e mostrar a tradição das freguesias de Esposende, nomeadamente Antas, Apúlia, Belinho, Curvos, Esposende, Fão, Fonte Boa, Forjães, Gandra, Gemeses, Mar, Marinhas, Palmeira de Faro, Rio Tinto e Vila Chã.

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Esposende, com esta iniciativa pretende-se ” dar a conhecer usos, costumes e tradições de outrora em Esposende, procurando mostrar um pouco daquilo que distingue e identifica o concelho. O Desfile é, igualmente, uma forma de o Município divulgar e preservar o seu rico Património Material e Imaterial, numa altura em que muitos visitantes ocorrem à cidade.”

desfile etnografico de esposende 1

As artes e os ofícios de cada freguesia vão estar representadas neste desfile. A produção de vinho, o cultivo e moagem do milho, a cultura dos nabos, o ciclo do pão, a horticultura e a produção de linho, do mel e de citrinos, bem como o junco, o forno do carvão, o trabalho da pedra, o Banho Santo de S. Bartolomeu do Mar, o Rio Cávado e a pesca e os sargaceiros são atividades que vão fazer parte deste cortejo.

desfile etnografico de esposende

O Desfile Etnográfico concelhio junta cerca de duas centenas de figurantes e mais de duas dezenas de carros alegóricos. A saída tem lugar marcado na Escola Secundária Henrique Medina e segue pela Av. Dr. Henrique Barros Lima, Av. Rocha Goncalves, Av. Eng. Eduardo Arantes e Oliveira (Av. Marginal), Largo Rodrigues Sampaio, Rua Santa Maria dos Anjos, Av. Eng. Losa Faria e Rua Vasco da Gama. No fim, retorna ao ponto de partida pela Av. Dr. Henrique Barros Lima.

desfile etnografico de esposende3

Populares