Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende: Concerto dos D.A.M.A anima regresso às aulas

em

Como forma de assinalar o regresso às aulas, a Câmara Municipal de Esposende vai promover um concerto com os D.A.M.A., no dia 13 de setembro, pelas 15h00, no Largo dos Bombeiros.


D.A.M.A., sigla para a expressão “Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo”, começou por ser um projeto de pop/rap, tendo vindo, progressivamente, a libertar-se de quaisquer restrições musicais, procurando sempre escrever músicas com que as pessoas se identifiquem, mas que, acima de tudo, transmitam uma mensagem muito positiva.

A banda é composta por Miguel Coimbra, Francisco M. Pereira (Kasha) e Miguel Cristovinho. O disco de estreia “Por uma Questão de Princípio” foi disco de Platina e manteve-se nos três primeiros lugares do top de vendas por 48 semanas consecutivas. As suas canções atingiram aproximadamente 23 milhões de visualizações no Youtube e “ Balada do Desajeitado”, “Luisa”, “Às Vezes” e, mais recentemente, “Não Dá” tornaram-se hinos de várias gerações fazendo do grupo uma “banda para a família”.

A sonoridade pop dos D.A.M.A é uma fusão de estilos que sintetiza o espírito dos seus três elementos e que se resume num disco descontraído, eclético mas harmonioso, com uma mensagem positiva e sempre atual, onde pop e as canções são a essência.

O concerto tem entrada livre.

Anúncio

Cávado

Esposende: Três operacionais dos Bombeiros de Fão infetados

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

Três operacionais dos Bombeiros Voluntários de Fão, em Esposende, estão infetados com o novo coronavírus, estando a operacionalidade da corporação garantida, disse hoje à Lusa o comandante.

Segundo o comandante dos Voluntários de Fão, João Morais, os três homens infetados “são os únicos casos e não há ninguém de quarentena”.

“A operacionalidade da corporação não está em causa”, garantiu o responsável.

Os Bombeiros Voluntários de Fão têm 61 homens no ativo.

Portugal contabiliza pelo menos 4.427 mortos associados à covid-19 em ‪294.799‬ casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Continuar a ler

Barcelos

Camião tomba em rotunda em Barcelos

Acidente

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Um camião tombou, na manhã desta segunda-feira, na rotunda junto da Central de Camionagem, em Arcozelo, no concelho de Barcelos.

Ao fazer a rotunda, em circunstâncias por apurar, veículo pesado acabou por virar.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Ao que O MINHO apurou, não haverá feridos a registar.

Os Bombeiros de Barcelos foram acionados para fazer a limpeza da via por volta das 09:30.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Mulher dorme há vários dias dentro do carro à porta da esquadra da PSP de Barcelos

Viatura foi bloqueada e Carla Moreira não tem como pagar a multa

em

Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Carla Moreira dorme há já vários dias dentro do seu carro, que está estacionado em frente à esquadra da PSP de Barcelos. O Fiat Punto comercial foi rebocado por mau estacionamento na passada quinta-feira e, uma vez que não tem como pagar a multa, a mulher de 27 anos tem dormido no seu interior, em frente à esquadra, onde o automóvel permanece bloqueado. Em declarações a O MINHO, a jovem, do concelho de Barcelos, afirma ser vítima de violência por parte de “ex-familiares” e que o seu caso tem sido acompanhado pela Segurança Social.

Carla Moreira conta a O MINHO que vivia num quarto num apartamento na cidade, para o qual fora encaminhada pela Segurança Social, do qual foi despejada na passada quarta-feira de manhã. “Não me enviaram notificação prévia, não tinham motivo nenhum”, afirma, prometendo apresentar queixa contra “as pessoas” que a desalojaram.

Carro está bloqueado desde quinta-feira na esquadra da PSP de Barcelos. Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Nessa noite dormiu numa pensão da cidade, tendo deixado o carro estacionado no Campo da República, onde todas as semanas se realiza a Feira de Barcelos. Assim, no dia seguinte de manhã, foi rebocado e levado para o parque de estacionamento da PSP, à porta da esquadra, onde permanece bloqueado. Para desbloquear o carro são pelo menos “90 euros” – além da multa tem que pagar o reboque – e a cada dia que passa o valor aumenta em “25 euros”.

Carla Moreira dorme no seu Fiat Punto há vários dias. Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Desde então, Carla Moreira tem dormido dentro da viatura. “Estas últimas noites foram terríveis”, relata. “Houve uma noite em que choveu. Não tenho qualquer higiene, qualquer privacidade, nem liberdade. Durmo constantemente cheia de dores corporais, tenho uma grande infeção nos dentes, coloco algodão, mas quando o tempo arrefece as dores voltam. O conforto é nulo dentro do carro”, reforça.

A higiene pessoal é feita em casas de banho públicas. Desempregada – apesar de ter “o nível 4 concluído com 19 valores” – vai-se alimentando das poupanças que se vão esfumando. Vai enganando o estômago com sandes. “A fome é demasiada há mais de cinco anos e nestes últimos oito meses tem-se agravado”, conta.

Carla Moreira não tem como pagar para desbloquear o carro. Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Carla Moreira, que se queixa de violência doméstica por parte de “ex-familiares”, sem especificar, e de há mais de cinco anos não receber “qualquer valor”, considera que as instituições já “deviam ter tomado a atitude de [lhe] arranjar um alojamento definitivo”. Para já, o seu Fiat Punto é a sua casa.

Continuar a ler

Populares