Esposende: Comprou um Jaguar à Carclasse de Guimarães e vendeu-o sem pagar o leasing

Burla causou prejuízo de 34 mil, mais IVA
Imagem ilustrativa

Comprou um automóvel da marca Jaguar, por 40 mil euros, ao stand da Carclasse em Guimarães. Para tal forjou um recibo de ordenado, de modo, a que a financeira que trabalha com a firma bracarense – cujo sócio maioritário é o empresário Domingos Névoa – lhe emprestasse o dinheiro. Só que, Joaquim F, de 71 anos, de Esposende, só pagou a primeira prestação e vendeu o carro, logo a seguir. Vai, agora, dia 30, ser julgado em Braga pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos.

A acusação do Ministério Público concluiu que o arguido, que era empresário em Esposende, foi em outubro de 2019, ao stand comprar um carro de luxo, no caso um Jaguar com 180 cavalos de potência.

Para conseguir um financiamento em leasing junto de uma locadora financeira, a FCA-Capital Portugal, SA, que trabalhava com a Carclasse, forjou um recibo de vencimento no qual constava que ganhava 2.200 euros por mês.

Só pagou uma prestação

Convencidos de que os recibos eram verdadeiros, os vendedores e a financeira, aceitaram emprestar-lhe 40.900 euros, em leasing, verba a pagar em 72 prestações, de 22 de outubro de 2019 até novembro de 2025, totalizando 556,24 euros por mês.

O veículo, depois de assinado o contrato e paga a primeira prestação, foi-lhe entregue pessoalmente em Esposende.

Na sua posse, tratou logo de o vender…para isso, foi ao Porto, cidade onde encontrou um comprador, o representante em Portugal de uma empresa alemã, que deu 32 mil euros por ele. E levou-o para a Alemanha, onde se encontra a ‘veranear’ desde 2020.

Com a burla, o arguido causou um prejuízo de 34 mil euros, acrescidos de IVA, à entidade financeira. Que fez queixa dele em Tribunal.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados