Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende comemora o Dia Nacional das Misericórdias com Quermesse

em

A Praça do Município será o palco da terceira edição da Quermesse Santa Casa da Misericórdia de Esposende, promovida pelo Centro de Apoio Social Ernestino Miranda e que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 29 de maio, a partir das 14h30.

Integrada na comemoração do Dia das Misericórdias, a Quermesse será um mostruário do trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio Social Ernestino Miranda, que conta com diferentes áreas de intervenção – infância, juventude, terceira idade e apoio aos mais carenciados.

Esta atividade promete dinamizar o centro de Esposende com muito convívio, destacando a exibição de exposições, animação com jogos, sorteios e outras ações promovidas pelos utentes, colaboradores e voluntários desta instituição.

Quermesse em Esposende

A comemoração do Dia Nacional das Misericórdias terminará no domingo, dia 31 de maio, com o concerto ‘Os Planetas e as Sombras’ – música da corte de Luis XIII (França) e vernacular de Santa Cruz de Coimbra (Portugal), interpretado pela Orquestra Barroca da ESMAE, sob a direção de Pedro Sousa Silva e Hugo Sanches. Este concerto realizar-se-á às 17h00, na igreja da Misericórdia.

Anúncio

Barcelos

Preço Certo emitido em direto de Barcelos

No próximo domingo, na frente ribeirinha

em

Foto: Divulgação

O concurso televisivo “O Preço Certo”, transmitido na RTP 1, vai emitir um programa em direto a partir da frente ribeirinha de Barcelos, no próximo domingo, dia 28 de julho, às 21:00, revelou a autarquia.

O programa conduzido pelo popular apresentador Fernando Mendes é um dos programas mais duradouros da televisão nacional, estando entre os mais vistos e preferidos dos portugueses.

O concurso, transmitido com o apoio do Município de Barcelos, irá apresentar os habituais passatempos para atribuição de prémios aos concorrentes, intercalados com momentos musicais.

Há mais de uma década em emissão contínua na RTP1, este é o concurso de maior longevidade da televisão mundial, segundo assinala a autarquia num comunicado enviado a O MINHO. Em Portugal, estreou no dia 11 de Fevereiro de 2002 com o nome “O Preço Certo em Euros”, para familiarizar os portugueses com a nova moeda. Foi primeiro apresentado por Jorge Gabriel e depois por Fernando Mendes, com Miguel Vital a dar voz à apresentação dos prémios.

Em 2006 foi relançado com o nome original de “O Preço Certo”.

Continuar a ler

Cávado

Canal para proteger cidade de Esposende de cheias começou hoje a ser construído

Intercetor de proteção de cheias e inundações irá custar mais de 5 milhões: “É uma obra essencial”

em

Foto: DR / Arquivo

A primeira pedra do canal intercetor de proteção e gestão de riscos, cheias e inundações da cidade de Esposende foi hoje lançada, um investimento de mais de cinco milhões de euros que deverá estar concluído na próxima primavera.

Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, esta é uma obra “essencial” que na medida em que baliza “a capacidade de construção urbana” para as próximas décadas.

“Esta é uma obra de coeficiente de dificuldade elevado, mas mais que necessária para resolver um problema estruturante da cidade, um território morfologicamente muito plano que rapidamente satura de água”, apontou o Benjamim Ferreira.

Este projeto decorre da decisão do Ministério do Ambiente, de 22 de fevereiro, de 2016, que classificou Esposende como zona crítica, no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em novembro de 2016, o Município de Esposende aprovou o projeto e, em janeiro de 2017, foi aprovado o financiamento pelo Fundo de Coesão, ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O investimento é comparticipado por fundos comunitários em 3,9 milhões de euros, um valor que contempla projeto, aquisição de terrenos e a obra propriamente dita, adjudicada por 3,1 milhões de euros.

Em causa está a construção de um sistema intercetor de águas pluviais excedentes, para resolução de problemas de drenagem de terrenos agrícolas e das inundações na cidade de Esposende.

Problemas que, sublinha o município, “colocam em risco a população e causam elevados danos no património público e no privado”.

O canal intercetor irá desde a rotunda da empresa Solidal, na cidade, até à freguesia das Marinhas, numa extensão de 4,5 quilómetros.

Continuar a ler

Barcelos

Albergue da cidade de Barcelos está a comemorar oito anos de existência

Atividades começam hoje e prolongam-se até quinta-feira

em

De 20 a 25 de julho de 2019, a Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos comemora o seu 8º Aniversário. São várias as atividades promovidas pela Associação, de participação livre e gratuita, sem necessidade de inscrição, vocacionadas para a promoção de Barcelos no Caminho Português de Santiago e do Caminho de Santiago para os Barcelenses.

As Comemorações do 8º Aniversário da Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos têm o apoio do Município de Barcelos e da Xunta de Galicia.

Hoje, pelas 21:30, no Auditório do Posto de Turismo de Barcelos, realiza-se a 4ª Edição do “Barcelos Hospitaleiro”, um evento informal de partilha de experiências entre todos os que, diariamente, promovem a Hospitalidade no Caminho Português de Santiago.

Amanhã, pelas 10:00, com início/ponto de encontro na Torre Medieval, realiza-se uma visita guiada intitulada “Barcelos na óptica do Caminho de Santiago”. Esta atividade será orientada pelo Posto de Turismo de Barcelos.

Na próxima quinta-feira, pelas 19:00, na Igreja de Santo António, celebra-se uma Eucaristia de Santiago e a Bênção do Peregrino. Esta atividade é promovida em parceria com a Bênção do Peregrino da Igreja de Santo António e com a Associação SobramSonhos – Amigos e Voluntários do Caminho de Santiago.

Também na quinta mas pelas 21:00, no Posto de Turismo de Barcelos, tem lugar a inauguração da exposição “De Mar a Mar – O Caminho de Santiago em 3D” (exposição da Xunta de Galicia) composta por 20 fotografias do Caminho Português de Santiago na Galiza.

A exposição apresenta o Caminho de Santiago como uma rota universal, espiritual, histórica e monumental. Primeiro Itinerário Cultural Europeu, cuja meta é o túmulo do Apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela. A exposição estará disponível entre 25 de julho e 20 de agosto de 2019.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares