Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende atribui medalha de honra a D. Jorge Ortiga e Agustina Bessa-Luís

“A mais alta distinção municipal”

em

Agustina Bessa-Luís com 43 anos, em Esposende. Foto: Pinterest

A Câmara de Esposende vai entregar ao arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, em 18 de agosto, a medalha de honra, “a mais alta distinção municipal”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município refere que a atribuição daquele título honorífico acontece no ano em que Jorge Ortiga apresentou a sua resignação ao Papa Francisco, “como manda o Código de Direito Canónico”.

Foto: Twitter de Arquidiocese de Braga

A Câmara justifica a medalha com o “relevante contributo para o engrandecimento espiritual e evangelização da diocese de Braga” e com o que essa ação representa para Esposende, “mercê do acompanhamento permanente, cooperante e próximo das ações do arciprestado de Esposende, do município e da sua população”.

A título póstumo, o município vai distinguir a escritora Agustina Bessa-Luís, com a medalha de mérito cultural, e o professor João Carvalho, antigo presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), com a medalha de mérito municipal.

Agustina Bessa-Luís viveu em Esposende cerca de quatro anos, e será distinguida pelo seu “grande contributo na memória identitária da comunidade esposendense”.

Em relação a João Carvalho, o município sublinha o seu “empenho no lançamento das bases para a existência de ensino superior público em Esposende, cuja concretização está em curso”.

Serão ainda distinguidos, com a medalha de mérito Municipal, os padres Arlindo de Areia Amaro, António das Neves Regado Carqueijó, Gil Afonso Losa, António Jorge da Torre e Joaquim Vilas Boas Lima, pelos 50 anos de sacerdócio.

Na sessão, o município vai ainda agraciar António da Silva Fortunato de Boaventura, que foi, durante uma década, presidente da direção da Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado de Esposende”.

Raúl Manuel Pato Risso será distinguido pelo seu desempenho no cargo de Capitão do Porto de Mar de Viana do Castelo, ao qual pertence a delegação de Esposende da Autoridade Marítima Nacional, em especial pela colaboração com a comunidade piscatória.

A Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende e o Clube de Caça e Pesca de Antas serão agraciados com as medalhas de mérito municipal e desportivo, respetivamente, por celebrarem o 25.º aniversário.

Anúncio

Barcelos

Colisão em Barcelos faz um morto

Em Barqueiros

em

Foto cedida a O MINHO

Uma colisão entre uma viatura de transporte de mercadorias e um veículo ligeiro provocou um morto e ferimentos em outra pessoa, ao final da manhã desta terça-feira, em Barqueiros, Barcelos.

Foto cedida a O MINHO

Ao que apurou O MINHO junto de fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga, a vítima, de 60 anos, foi declarado óbito no local.

O alerta foi dado pelas 11:25 para a Estrada Nacional 205, para a freguesia de Barqueiros, mobilizando Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e a VMER de Braga.

Um outro homem envolvido no acidente ficou com ferimentos considerados “ligeiros”.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Saiba onde vai ficar a Mercadona em Barcelos

Abertura a 26 de setembro

em

Foto: DR

Já há data oficial para a abertura da primeira loja da cadeia de hipermercados espanhola Mercadona na região do Minho. O próximo dia 26 de setembro fica marcado pela abertura da loja na rua Filipa Borges, 414, na cidade de Barcelos.

Depois das primeiras 4 aberturas no mês de julho, no distrito do Porto, a empresa prepara agora a sua próxima abertura, no dia 26 de setembro, em Barcelos.

Durante os próximos dias, até 6 de setembro, colaboradores da empresa vão “dar a conhecer” aos vizinhos da nova loja o funcionamento do supermercado, através de sessões de apresentação às comunidades, avança a empresa em comunicado.

Em Barcelos, as apresentações decorrem no Hotel Bagoeira e estão programadas 2 sessões por dia, com capacidade para cerca de 100 participantes cada: uma de manhã, pelas 11:00, e outra à tarde, pelas 18:00, com a duração de uma hora.

Para cada sessão é necessário realizar inscrição através dos números de telefone 918 724 597 e 918 714 687, de segunda a sexta-feira, entre as 9:00 e as 21:00.

Continuar a ler

Cávado

Adolescentes alcoolizadas resgatadas do rio Cávado em Barcelos

Adolescentes com 15 e 16 anos

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Duas adolescentes com 15 e 16 anos foram resgatadas esta tarde do rio Cávado, em Fonte de Baixo, Barcelos.

As vítimas estavam em situação de pré-afogamento por circunstâncias ainda por apurar.

Uma das adolescentes terá sido retirada do rio por um popular enquanto a outra estaria já em estado de semi-consciência junto a uma das margens do rio.

Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Barcelos, por volta das 16:13.

Foram transportadas para o Hospital de Barcelos, encontrando-se livres de perigo.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares