Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende atribui medalha de honra a D. Jorge Ortiga e Agustina Bessa-Luís

“A mais alta distinção municipal”

em

Agustina Bessa-Luís com 43 anos, em Esposende. Foto: Pinterest

A Câmara de Esposende vai entregar ao arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, em 18 de agosto, a medalha de honra, “a mais alta distinção municipal”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município refere que a atribuição daquele título honorífico acontece no ano em que Jorge Ortiga apresentou a sua resignação ao Papa Francisco, “como manda o Código de Direito Canónico”.

Foto: Twitter de Arquidiocese de Braga

A Câmara justifica a medalha com o “relevante contributo para o engrandecimento espiritual e evangelização da diocese de Braga” e com o que essa ação representa para Esposende, “mercê do acompanhamento permanente, cooperante e próximo das ações do arciprestado de Esposende, do município e da sua população”.

A título póstumo, o município vai distinguir a escritora Agustina Bessa-Luís, com a medalha de mérito cultural, e o professor João Carvalho, antigo presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), com a medalha de mérito municipal.

Agustina Bessa-Luís viveu em Esposende cerca de quatro anos, e será distinguida pelo seu “grande contributo na memória identitária da comunidade esposendense”.

Em relação a João Carvalho, o município sublinha o seu “empenho no lançamento das bases para a existência de ensino superior público em Esposende, cuja concretização está em curso”.

Serão ainda distinguidos, com a medalha de mérito Municipal, os padres Arlindo de Areia Amaro, António das Neves Regado Carqueijó, Gil Afonso Losa, António Jorge da Torre e Joaquim Vilas Boas Lima, pelos 50 anos de sacerdócio.

Na sessão, o município vai ainda agraciar António da Silva Fortunato de Boaventura, que foi, durante uma década, presidente da direção da Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado de Esposende”.

Raúl Manuel Pato Risso será distinguido pelo seu desempenho no cargo de Capitão do Porto de Mar de Viana do Castelo, ao qual pertence a delegação de Esposende da Autoridade Marítima Nacional, em especial pela colaboração com a comunidade piscatória.

A Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende e o Clube de Caça e Pesca de Antas serão agraciados com as medalhas de mérito municipal e desportivo, respetivamente, por celebrarem o 25.º aniversário.

Anúncio

Barcelos

Barcelos: Jovem desaparecido desde domingo, encontrado pela PSP em Lisboa

Final feliz

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

O jovem de 23 anos dado como desaparecido pela mãe, desde domingo, em Vila Boa, Barcelos, foi localizado, esta sexta-feira, por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) do comando distrital de Lisboa, disse a O MINHO fonte da família.

A mãe tinha reportado o desaparecimento junto das esquadra de Barcelos, que por sua vez emitiu um alerta nacional em busca jovem, que esteve quatro dias sem dar sinal de vida aos familiares.

O jovem encontra-se numa unidade hospitalar da capital, de onde será transferido para Braga.

 

Continuar a ler

Barcelos

Mãe em desespero procura jovem desaparecido em Barcelos desde domingo

Natural de Vila Boa

em

Foto: DR

Um jovem de 23 anos, residente em Vila Boa, Barcelos, foi dado como desaparecido pela família desde o passado domingo, disse a O MINHO fonte familiar, tendo já sido encontrado, com vida, esta sexta-feira, disse a mesma fonte.

Terá saído de casa na noite do passado domingo, por volta das 23:00 horas, não voltando a estabelecer contacto com os familiares.

A mãe disse a O MINHO ter alertado as autoridades, explicando que o jovem saiu de casa sem telemóvel e sem dizer nada à família.

O barcelense foi encontrado, com vida, em Lisboa, numa unidade hospitalar.

(notícia atualizada na sexta-feira, às 12h29)

Continuar a ler

Barcelos

Motociclista ferido após colisão com carro em Barcelos

Em Arcozelo

em

Foto: Vítor Vasconcelos

Um homem, de 44 anos, sofreu ferimentos na sequência de uma colisão entre a mota que conduzia e um automóvel, ao final da tarde desta quarta-feira, cidade de Barcelos.

O sinistro ocorreu na freguesia urbana de Arcozelo, mobilizando meios de emergência para o local, pouco depois das 18:40.

Os Bombeiros de Barcelos socorreram a vítima que foi transportada para o hospital local com ferimentos considerados “ligeiros”.

A PSP de Barcelos registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares