Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende assinala Dia Mundial do Turismo para todos

Turismo inclusivo

em

Foto: DR

Sob a temática “Turismo para um crescimento inclusivo”, o Município de Esposende assinala hoje o Dia Mundial do Turismo 2021, no âmbito da ação promocional “Bons Ventos” que enfatiza a relação da gastronomia com a atividade náutica de lazer e que tem como objetivo “o envolvimento de todos no processo de tornar Esposende um destino acessível, de acolhimento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”.

Com Catarina Oliveira, influencer e criadora de conteúdos nas redes sociais (#especierarasobrerodas), fruto da sua visita e experiências no nosso território, Esposende dá a conhecer o vídeo Bons Ventos Sobre Rodas, revelando um concelho sem preconceitos e estigmas, mais acessível para todos.

No roteiro, a autarquia incluiu, entre outros atrativos, o desfrute das Piscinas Foz do Cávado, a prática de canoagem adaptada no rio Neiva, uma breve experiência de kitesurf, para além das visitas a alguns monumentos religiosos e lojas de comércio local. Desta experiência resultou, para além do vídeo Bons Ventos Sobre Rodas, uma série de notas e sugestões que, certamente, contribuirão para que, a curto prazo, Esposende seja um destino turístico cada vez mais acessível.

Um dos objetivos das Estações Náuticas de Portugal, e da Estação Náutica de Esposende em concreto, é oferecer serviços e infraestruturas que permitam a prática de modalidades adaptadas e a hospitalidade de visitantes com necessidades específicas.

Assim, considera do município em nota enviada a O MINHO, o Dia Mundial do Turismo “é sempre uma data oportuna para promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico desta atividade e o seu contributo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas – em especial os Objetivos 1 (combate à pobreza), 5 (igualdade de género), 8 (trabalho digno e crescimento económico) e 10 (redução das desigualdades)”.

“Todas as economias, a nível mundial, foram fortemente penalizadas com o impacto da pandemia provocada pela Covid-19, tendo o setor do turismo sido bastante afetado. Mas é precisamente o Turismo que poderá, novamente, dar um forte contributo para impulsionar a recuperação e o crescimento”, acrescenta o comunicado.

A conceção e concretização desta Campanha de Marketing para o Destino (Bons Ventos) surge no âmbito da candidatura ao PO Mar 2020 – Operação n.º MAR-04.03.01-FEAMP-0326 – “Aldeia de Mar – Esposende”, em que se assume Esposende com um território de Mar e que integra uma oferta turística de náutica e de gastronomia, com inegável potencial de crescimento.

Populares