Espólio de Marcelo Rebelo de Sousa no Centro Cultural de Celorico de Basto

O centro cultural de Celorico de Basto, a inaugurar no sábado, vai permitir guardar o espólio documental de Marcelo de Rebelo de Sousa, o patrono da biblioteca daquele município, anunciou hoje a autarquia.

“É uma obra fundamental para criar as condições necessárias ao correto acondicionamento do vasto espólio documental, proveniente das doações do patrono desta biblioteca”, lê-se num comunicado.

O comentador Marcelo Rebelo de Sousa tem raízes familiares em Celorico de Basto, onde já foi presidente da Assembleia Municipal. O antigo dirigente do PSD doou à biblioteca local centenas de livros.

O novo equipamento, construído ao lado da atual biblioteca, comportará um auditório para 160 pessoas e salas preparadas para exposições e apoio ao desenvolvimento de atividades artísticas.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, sublinha que o centro cultural vai de encontro às necessidades dos munícipes e dos visitantes, proporcionando melhor qualidade de vida.

“É um equipamento necessário para acolher e dinamizar as atividades artísticas promovidas neste concelho, possibilitando um programa cultural cada vez mais diversificado e apelativo”, acrescentou.

 

Centro Cultural Celorico de Basto

Este novo edifício, apesar de formalmente separado da biblioteca, foi concebido para “manter uma relação direta e funcional” com as áreas contíguas.

O espaço, com um só piso, tem uma ligação direta ao piso inferior do centro bibliográfico e documental, assegurando uma relação funcional próxima.

A área construída do novo edifício é de 1.120 metros quadrados e o valor da empreitada é de 1,32 milhões de euros.

O equipamento, oficialmente designado Centro Cultural da Biblioteca Municipal Marcelo Rebelo de Sousa, será inaugurado no sábado, às 15h00, anunciando-se a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados